Culinária na Escola Fernão Gaivota
Muitas vezes as crianças têm dificuldades em comer certos alimentos, uma das razões pelas quais desenvolvemos a atividade de culinária, pois elas mostram interesse em querer amassar, mexer, cortar e saborear.
As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.
Por meio da culinária podemos trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandezas e medidas, e língua portuguesa, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas e instrucionais. Uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos podem provocar.
As aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades.
Observando as brincadeiras de faz de conta entre eles na cozinha, percebemos o interesse das crianças em ter mais conhecimento sobre os alimentos, participando, ajudando as professoras, descascando e cortando os alimentos.
E assim as crianças podem tirar dúvidas e satisfazer curiosidades, com a leitura de receitas escolhidas por eles e professoras, usando sempre a importância dos alimentos saudáveis e de qualidade para um bom desenvolvimento nutricional.
Ao produzir e montar pratos com criatividade na sua apresentação para que sejam atraentes, as crianças têm mais prazer de comer o que produziram, conhecendo muitas vezes alimentos que não estão em seu cotidiano.
Relacionamos alguns objetivos desta atividade:
- Apreciar a arte da culinária, participando na preparação de seus próprios alimentos.
- Descobertas sobre a culinária, através de histórias.
- Explorar os utensílios que são utilizados na preparação dos alimentos.
- Identificar alguns ingredientes utilizados nos preparos dos alimentos.
- Verificar as quantidades de ingredientes necessárias
- Visualizar livros, revistas e jornais com receitas.
- Conscientizar da importância de manter uma boa higiene durante o preparo dos alimentos.