Últimas notícias

Saiba mais sobre o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista
Alunos da Escola Fernão Gaivota entregam doações na Rainha da Paz
Confira o cardápio semanal
A SME SP organizou o "Primeiro Seminário Internacional de Xadrez nas Escola
Saiba mais sobre o feriado de Corpus Christi
RSS (Abre uma nova janela)
Mostrando 1 - 5 de 20 resultados.
de 4

BLOG FALAFERNÃO

Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista

Cartaz Revolucionário 1.jpg
"Cartaz Revolucionário 1" por Desconhecido - CPDOC/CDA Roberto Costa [1]. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

As armas paulistas.jpg
"As armas paulistas" por Desconhecido - CPDoc FGV. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Cartaz Revolucionário.jpg
"Cartaz Revolucionário" por Desconhecido - CPDoc FGV. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Após a revolução de 1930, golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder, aumentou a insatisfação popular no Estado de São Paulo. Getúlio Vargas, então Presidente do Brasil, concentra poder e nomeia interventores nos estados.

Getúlio Vargas - retrato oficial de 1930.JPG
"Getúlio Vargas - retrato oficial de 1930" por Desconhecido. Colorida por Djalma Gomes Netto. - Obra do próprio. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Os paulistas esperavam a convocação das eleições, e pediam a nomeação de um político civil e paulista para ser o interventor em São Paulo.
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado que ocorreu no Estado de São Paulo, e que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil.
Revolução Constitucionalista Revolução Constitucionalista Revolução Constitucionalista

O dia 9 de julho, marca o início da Revolução, e é a data cívica mais importante do Estado e também feriado estadual. A revolução termina em 3 de outubro, quando as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais.

Vários jovens morreram nesta luta. Entre eles, destacam-se os jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o célebre MMDC.

Cartão Postal do MMDC.jpg
"Cartão Postal do MMDC" por Desconhecido - CPDOC/CDA Roberto Costa [1]. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

O monumento Obelisco de São Paulo foi construído em homenagem aos quatro estudantes e serve de mausoléu para seus corpos.

Obelisk of Sao Paulo.jpg
"Obelisk of Sao Paulo" por Lucas B. Sales (user:Dornicke) - Obra do próprio. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Obelisco de São Paulo 01.jpg
"Obelisco de São Paulo 01" por Dornicke - Obra do próprio. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Depois da Revolução, São Paulo voltou a ser governado por paulistas e dois anos depois, uma nova Constituição foi promulgada, a Constituição de 1934.

Capa da Constituição de 1934.jpg
"Capa da Constituição de 1934" por Assembleia Nacional Constituinte da República dos Estados Unidos do Brasil - Coleção do próprio carregador. Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Cristiane Rojas
Biblioteca

700 itens doados para a Rainha da Paz

Alunos da Escola Fernão Gaivota entregam doações na Instituição Rainha da Paz

Após um período de coleta de agasalhos, roupas e calçados, os alunos do 2º ano do Ensino Médio foram entregar as doações na Instituição Rainha da Paz de Santana de Parnaíba.

Alunos da Escola Fernão Gaivota entregam doações na Instituição Rainha da Paz

Os alunos foram bem recebidos pela Coordenação do Rainha da Paz, que ficaram surpresos com a quantidade de doações!

Alunos da Escola Fernão Gaivota entregam doações na Instituição Rainha da Paz

Foram 700 itens tais como blusas, agasalhos, calças, calçados, etc, mostrando a colaboração competitiva e solidária dos alunos.

Alunos da Escola Fernão Gaivota entregam doações na Instituição Rainha da Paz

A pessoa que nos atendeu e acompanhou disse: "Não poderiam ter chegado em hora melhor, as crianças estão sem agasalhos, vamos distribuir e vestir até seus pais", emocionando nossos alunos presentes na entrega.

Luiz Cláudio Stopa
Professor de Biologia - Ensino Médio

Cardápio semanal: 23 a 27 de junho

Almoço

Dia Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Saladas Alface crespa e roxa, tomate e cenoura Alface crespa, tomates e rodelas de cebola Alface lisa, tomates e milho Alface americana, romana e tomates Fund. I: Reunião de pais
Ovos cozidos Milho e chuchu Beterraba Maionese de legumes
Cenoura Acelga e pepino Moyashi à  vinagrete Vagem e Cenoura cozida
Lâminas de abacaxi Laranja em rodelas Melão em pedaços Mamão formosa
Molhos Tirinhas de bife com legumes Mini almôndegas ao molho vermelho Lombinho na panela Hamburguinho
Prato Principal Abóbora ialiana recheada Couve-flor gratinada Purê de batata com mandioquinha Batata frita / cenouras em palito grelhadas Fund. I: Reunião de pais
Opção do Dia   Macarrão talharine ao alho e óleo    
Farofa Farofa crocante Farofa de legumes Farofa de ovos Farofa com bacon
Arroz Arroz branco e integral Arroz branco e integral Arroz branco e integral Arroz branco e integral
Feijão Feijão Feijão Feijão Feijão
Sobremesas Fruta da época Fruta da época Fruta da época Fruta da época Fund. I: Reunião de pais
Gelatina Gelatina Gelatina Gelatina
  Danete de chocolate c/ frutas   Bolo de chocolate
Suco do dia Suco de limão / Suco de maracujá Suco de limão com beterraba / Suco de uva Suco de limão com couve / Suco de caju Suco de limão / Suco de groselha
Opções de Carne Fixas Filé de frango grelhado | Bife grelhado

Cardápio sujeito a alterações.

Lanches

Dia Alimento Principal Complemento Bebida
Seg Cereal Banana Leite
Ter Pão de queijo Pepinos crocantes Suco natural de uva
Qua Enroladinho de queijo e presunto, torrada e requeijão Maçã vermelha Suco de fruta fresca
Qui Bolo de chocolate com gostinho de férias Poncã Suco de fruta fresca
Sex Fund. I: Reunião de pais

 

Professor Jefferson Pelikian representa o país em seminário internacional

Seminário Internacional de Xadrez Escolar 2014

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo por meio de seu programa "Xadrez Movimento Educativo", organizou o "Primeiro Seminário Internacional de Xadrez nas Escolas".

Atualmente esta iniciativa tem mais de 50 mil alunos em cerca de 350 escolas e 700 professores. Os professores tiveram a capacitação em dois anos ministrada pelos Mestres Internacionais Jefferson Pelikian e Antonio Carlos de Resende.

O seminário ocorreu, no dia 29 de maio deste ano, no auditório Elis Regina (Anhembi) para 450 professores. O evento foi aberto pelo Secretário Municipal de Educação Antonio Cesar Callegari.

Os palestrantes foram: 

  • GM Susan Polgar (EUA) - quatro vezes campeã mundial, primeira mulher a conseguir o título de Grande Mestre, 5 vezes campeã Olimpíca.
  • GM Miguel Illescas (Espanha) - fez parte da equipe da IBM, computador Deep Blue que venceu Kasparov no encontro Homem x Máquina. Técnico do campeão Mundial Wladimir Kramniik.
  • WIM Adriana Salazar (Colombia) - maior especialista do mundo em xadrez escolar com o seu programa "Ajedrez en Aula" já está com o seu método em 120 colégios pelo mundo.
  • IM Jefferson Pelikian (Brasil) - melhor técnico do Brasil, participou em duas olimpíadas (Moscou e Yerevan) e técnico da seleção brasileira para jovens enxadristas.

Confira o vídeo e saiba mais sobre o programa Xadrez Movimento Educativo.

Significado do Corpus Christi

Corpus Christi

Corpus Christi (expressão em latim que significa corpo de Cristo), é uma festa católica que celebra a presença do corpo e do sangue de Cristo.

Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os apóstolos para celebrar a Última Ceia, e disse "Isto é meu corpo" (apontando para o pão) e "Isto é o meu sangue" (apontando para o vinho), instituindo assim, o Sacramento da Eucaristia.

Santa Ceia de Leonardo da Vinci

Os católicos do mundo agradecem então, no dia de Corpus Christi, o Sacramento da Eucaristia, no qual creem que Deus é o alimento espiritual da alma, realizando missas e procissões.

A procissão de Corpus Christi relembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida.

Em muitas cidades, é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão, com tapetes coloridos feitos com papel, serragem, isopor, tampinhas de garrafas, folhas, flores, cascas de ovo e vidro moído.

O Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e atrai milhares de visitantes ao Centro Histórico.

Um pouquinho da festa do ano passado:

Comemorações de Corpus Christi em Santana de ParnaíbaComemorações de Corpus Christi em Santana de ParnaíbaComemorações de Corpus Christi em Santana de ParnaíbaComemorações de Corpus Christi em Santana de Parnaíba

Saiba mais sobre a Celebração de Corpus Christi em Santana de Parnaíba no Parnaíba Web.

Cristiane Rojas
Biblioteca 

Mostrando 1 - 5 de 315 resultados.
Itens por página 5
de 63