Últimas notícias

1o. lugar na Olímpiada Mind Lab, Passeio ao Carroção, Teste ocular, Cofrinho Rainha da Paz
Nos dias 16 e 17 de maio, os alunos do Nursery ao Year 5, passarão por teste de acuidade visual.
Dando continuidade na primeira parte do artigo, falamos sobre escrita cuneiforme, pictográfica ...
Agora vamos conhecer a sala de aulas de Português do Intermediate e Year I.
O que chamamos popularmente de gripe possui o nome científico de Influenza. Aquela gripe comum que causa apenas uma indisposição de curto período e infecções respiratórias brandas é um vírus do tipo C
RSS (Abre uma nova janela)

BLOG FALAFERNÃO

Fala Fernão News - Maio 2016

Saiba as novidades da Escola Fernão Gaivota de AlphavillePágina da Escola Fernão Gaivota Fernão em 1o. lugar nas Olimpíadas de Raciocínio MindLab! Passeio ao Carroção Teste ocular Campanha Cofrinho Rainha da Paz Página da Escola Fernão Gaivota

Fernão Gaivota realizará teste ocular

Teste Ocular na Escola Fernão Gaivota de Alphaville

História da Escrita, da Leitura e do Livro - Parte II

Uma boa ideia é começar pela primeira parte do artigo História da Escrita, da Leitura e do Livro - Parte I.

As inscrições em Uruk (sul do Iraque), consideradas por estudiosos e historiadores como as mais antigas inscrições descobertas pelo homem, receberam o nome de escrita cuneiforme.

História da Escrita, da Leitura e do Livro

História da Escrita, da Leitura e do Livro

Receberam o nome de cuneiforme por serem produzidas com o auxílio de objetos em formato de cunha. A escrita era gravada em placas de argila fresca. Para o registro permanente destas informações, as tabuletas eram secadas em fornos.

História da Escrita, da Leitura e do Livro

Inicialmente era pictográfica. Pictografia é uma forma de escrita pela qual ideias são transmitidas através de desenhos. Assim, o boi era representado por sinais ou símbolos que lembravam sua cabeça e o sol surgindo no horizonte significava o dia. Foi utilizada pelos sumérios, assírios e babilônios.

História da Escrita, da Leitura e do Livro

22.000 placas de argila gravadas formam o acervo da mais antiga biblioteca de que se tem notícia - a do Rei Assurbanipal, na Assíria, construída sete séculos antes de Cristo.

História da Escrita, da Leitura e do Livro

Somente no século XX foram encontrados documentos que puderam esclarecer, em partes, o entendimento desta escrita. Foi necessário que estudiosos dominassem outras línguas como o Hebreu e o Árabe, para que pudessem encontrar, dentro do vocabulário, algumas semelhanças que levassem à sua tradução.

Cristiane Rojas
Biblioteca

 

 

Sala de Português Intermediate e Year I

Agora vamos conhecer a sala de aulas de Português que recebem os alunos do Intermediate e Year I, em horários diferentes.

Muito esmero e capricho das Prof. Andresa Muniz e Rafaella Maschio na decoração e arrumação da sala!,

Banco de palavras, bichonário e trabalhos dos alunos enfeitam as paredes deste ambiente tão acolhedor e alegre!

Medidas Simples de Prevenção: A (H1N1)

No dia 11 de abril começou a primeira de três etapas de vacinação na rede pública de Saúde de Barueri e outras cidades contra a gripe H1N1, destinada a gestantes, idosos e crianças de 6 meses a cinco anos.

Cartaz Influenza A (H1N1)

O que chamamos popularmente de gripe possui o nome científico de Influenza. Aquela gripe comum que causa apenas uma indisposição de curto período e infecções respiratórias brandas é um vírus do tipo C da Influenza, que não causa impacto na saúde pública.

As influenzas de tipo A e B podem causar uma contaminação mais séria na população. A onda de H1N1 é causada somente pelo tipo A e outros vírus de origem animal aviária. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). A proteína H está associada ao reconhecimento e infecção das células do trato respiratório, onde o vírus se multiplica; enquanto a proteína N está envolvida na liberação das partículas virais da superfície das células infectadas.

Cartaz How to wash your hands

A gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado, denominado A/CALIFORNIA/04/2009. Esse, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suína; extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos.

Em março de 2009 a OMS, Organização Mundial de Saúde, comunicou a ocorrência de casos desta gripe no México, Estados Unidos, Espanha e Canadá e outras regiões do globo terrestre, como o Brasil. A transmissão do vírus H1N1 iniciou mais cedo em 2016 e os médicos ainda não sabem os motivos, mas é importante que todos mantenham a calma, pois basta se proteger entendendo a forma de transmissão e ficar atento aos sintomas.

O H1N1 é transmitido principalmente pelas mãos ao tocar em um objeto contaminado e depois mexer na boca, no nariz ou nos olhos, por exemplo. Lembre-se: qualquer objeto pode estar contaminado, mas em espaços de grande circulação pública, as chances de contaminação são ainda maiores. O Influenza A também pode ser transmitido pela tosse, por espirros ou pelo contato com a saliva de alguém contaminado.

Cartaz Gripe: cuidados de higiene

Aqui em nossa escola, todas as turmas receberam explicações sobre as principais maneiras de prevenir a gripe. Criamos alguns cartazes especiais para lembrar a todos de tomarem os devidos cuidados. Além disso, há álcool gel em cada corredor principal de circulação.

Existem duas vacinas: a trivalente e a tetravalente. A primeira protege contra dois tipos de Influenza A, entre eles o H1N1, e outro vírus do tipo B. Esta pode ser aplicada em bebês com mais de 6 meses de idade. Já a tetravalente protege contra tudo isso e mais um tipo de Influenza B - e pode ser usada somente depois dos 3 anos.

A vacina tem validade de 1 ano, pois os vírus se adaptam e ficam resistentes à vacina do ano anterior. Vale a pena checar o calendário de vacinação contra a gripe H1N1 nas UBSs de Barueri.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:

A automedicação pode ter efeitos adversos e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Para saber mais: