Últimas notícias

Desenvolvimento de mandalas na aula de Espanhol
Saiba mais sobre o Ano Internacional da Luz da Unesco
Confira o cardápio semanal
Alunos do Ensino Fundamental desenvolvendo o presente para o Dia das Mães
Giovanna Stopa foi selecionada entre os 50 melhores do Estado de São Paulo
RSS (Abre uma nova janela)
Mostrando 1 - 5 de 20 resultados.
de 4

BLOG FALAFERNÃO

Mandalas na aula de espanhol?

Alunos da Escola Fernão Gaivota de Alphaville desenvolvendo mandalas

A palavra mandala vem do sânscrito e quer dizer círculo, roda, ou ainda, círculo sagrado.

Representa a roda da vida com todos os movimentos e processos.

Alunos da Escola Fernão Gaivota de Alphaville desenvolvendo mandalas

Cada imagem e estrutura dentro de um mandala se relaciona com o centro e se expande para as extremidades ampliando-se em círculo ou espiral.

Alunos da Escola Fernão Gaivota de Alphaville desenvolvendo mandalas

Através de um mandala expressamos sentimentos, emoções, pensamentos, estados de ânimo. Em linguagem atual, uma selfie do que vai no seu interior!

Fizemos a proposta de colorir mandalas para o 7º ano do Ensino Fundamental II, aceita prontamente pelos alunos.

Alunos da Escola Fernão Gaivota de Alphaville desenvolvendo mandalas

Mostramos um vídeo em espanhol explicando os conceitos dos mandalas e trabalhamos as cores na língua espanhola, fazendo uma viagem para dentro de cada um. Enfim, um momento de relaxamento e introspecção, gerando um estímulo de busca interior.

Alunos da Escola Fernão Gaivota de Alphaville desenvolvendo mandalas

Uma música calma como fundo e o ambiente da sala mudou! Todos queriam trabalhar as cores e pintar seus mandalas! Era ao mesmo tempo estimulante e trazia serenidade...

Alunos da Escola Fernão Gaivota de Alphaville desenvolvendo mandalas

Foi uma experiência interessante, um break em assuntos de gramática, leitura de textos, agradou muito a todos!

Confiram nas fotos momentos desta aula diferente!

Yones Ruiz-Huidobro
Professora de Espanhol do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ano Internacional da Luz no Fernão de Portas Abertas

Logo Ano Internacional da Luz

Há cerca de 1000 anos, a eletricidade não era utilizada. A comunicação entre as pessoas era lenta, feita de voz em voz, através de mensageiros, a pé, a cavalo, por barco, pombo correio ...

Ano Internacional da Luz no Fernão de Portas Abertas

A iluminação era natural ou feita com a queima de óleos, por exemplo, de baleia, ou mais recentemente, pela queima de gases. O aquecimento era feito com a queima de lenha, assim como a cozedura dos alimentos, e roupas e sapatos eram feitos a mão.

Ano Internacional da Luz no Fernão de Portas Abertas

A invenção da luz elétrica por Thomas Edison melhorou a qualidade de vida das pessoas e possibilitou o trabalho em períodos noturnos. O motor elétrico desenvolveu as indústrias e os transportes. O rádio, a televisão e os computadores revolucionaram definitivamente a comunicação, a ciência e a capacidade humana de adquirir e propagar conhecimento.

O uso da eletricidade tornou-se vital para a Medicina, para as ciências da Física, da Química, da Tecnologia, Artes, Indústrias, Escolas, etc.

Ano Internacional da Luz no Fernão de Portas Abertas

O vídeo educativo abaixo, estrelado por Kika, uma garotinha com sede de conhecimento, faz parte da série "De onde vem", produzida em 2001 pela TV Pinguim, e exibida na TV Escola e TV Cultura. Neste episódio, aprendemos de maneira simples e didática a origem da energia elétrica.

Cristiane Rojas
Biblioteca

Cardápio semanal: 18 a 22 de maio

Almoço

Dia Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Saladas Salada verde, tomates e jiló Salada verde, tomates e rodelas de cebola Salada verde, tomates e azeitona Salada verde, cebolas e rabanetes Salada verde e pepinos
Cenoura ralada Salada fria de macarrão Escarola com beterraba Ovos cozidos Berinjela
Tomates com pepinos Salada de lentilha Couve flor Salada de alface, abacate e tomates Salada com folhas verdes
Salada com folhas verdes Salada com folhas verdes Salada com folhas verdes Salada com folhas verdes Cenoura ralada
Laranja em rodelas Abacaxi Peras em fatias Manga Tangerina em gomos
Molhos Vinagrete Vinagrete de talos Vinagrete de tomates Vinagrete de espinafre Vinagrete
Prato Principal Filet de frango ao molho curry Bife a parmegiana Estrogonofe de carne Coxinha da asa assadas com batatas Bolinho de peixe
Guarnição Abóbora italiana assada com linguicinhas acompanhando Creme de milho Brócolis ao alho e oleo Abóbora brasileira Purê de batata com abóbora
Opção do Dia   Espaguete ao molho bolonheza   Rondelle ao molho branco e de tomate  
Farofa Farofa de azeitona verde Farofa de bacon Farofa de espinafre Farofa de talos  
Arroz Arroz branco e integral Arroz branco e integral Arroz branco e integral Arroz branco e integral Arroz branco e integral
Feijão Feijão Feijão Feijão Feijão preto Feijão
Sobremesas Fruta da época Fruta da época Fruta da época Fruta da época Fruta da época
Gelatina Gelatina Gelatina Gelatina Gelatina
  Salaminho de chocolate   Sagu  
Suco do dia Suco de limão / Água saborizada Suco de limão com escarola / Suco de maracujá Suco de abacaxi / Água saborizada Suco de laranja / Água saborizada Suco de limão com escarola / Suco de maracujá
Opções de Carne Fixas Bife grelhado | Filé de frango grelhado

Cardápio sujeito a alterações.

Lanches

Dia Alimento Principal Complemento Bebida
Seg Ovo cozido e bolacha maizena Maçã vermelha Suco natural de uva
Ter Pipoca / Porção de queijo amarelo Banana Suco de fruta fresca
Qua Bolo de formigueiro Poncã Leite com chocolate
Qui Enroladinho de queijo e presunto / Biscoito de polvilho Carambola Suco de fruta fresca
Sex Cookies caseiros Tomatinhos vermelhos Iogurte

 

Presente para as Mães feito pelos alunos

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Fernão Gaivota desenvolvendo o presente para o Dia das Mães

Sucesso na fabricação do álcool em gel!

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Fernão Gaivota desenvolvendo o presente para o Dia das Mães

Essa atividade teve como objetivo celebrar o dia das mães. Nossos alunos do Ensino Fundamental I estavam empolgados e ansiosos para realizar a tarefa, no laboratório de Ciências.

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Fernão Gaivota desenvolvendo o presente para o Dia das MãesAlunos do Ensino Fundamental da Escola Fernão Gaivota desenvolvendo o presente para o Dia das Mães

Afinal, "fabricar" o presente é muito mais emocionante!

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Fernão Gaivota desenvolvendo o presente para o Dia das Mães

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Fernão Gaivota desenvolvendo o presente para o Dia das Mães

Nessas simples lembranças há um ingrediente muito, muito especial - o amor das crianças por suas mães!

Realização: Equipe do Ensino Fundamental I.

Alex de Araújo Santos
Professor de Ciências e Biologia do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Aluna classificada para a etapa final da Olimpíada Brasileira de Química

Olimpíada de Química de São Paulo - 2015

 

Anualmente a Associação Brasileira de Química (ABQ) organiza a Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), que serve de seletiva para a Olimpíada Brasileira de Química.

Na 1ª etapa os alunos inscritos devem produzir um texto sobre um determinado tema, que sempre tem a química como enfoque. Nesta etapa 100 redações são selecionadas, sendo 50 de alunos do 1º ano do ensino médio e 50 de alunos do 2º ano. Estes 100 alunos mais os 40 melhores treineiros da FUVEST participam da 2ª etapa que ocorre no Instituo de Química da Universidade de São Paulo (USP).

A Escola Fernão Gaivota tem o orgulho de comunicar que aluna do 2o. ano do Ensino MédioGiovanna Stopa, foi selecionada entre os 50 melhores do Estado de São Paulo para a etapa final da OQSP, com sua produção textual sobre o tema "Química na Cozinha" .

 

Mostrando 1 - 5 de 471 resultados.
Itens por página 5
de 95