Últimas notícias

Todos os anos, os alunos do 9o. ano do Fundamental II desenvolvem o TCC
Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança.
No último Cine Fernão do ano foi apresentado o filme O Auto da Compadecida
Com demanda por qualidade mais alta, setor se diversifica
Confira o cardápio semanal
RSS (Abre uma nova janela)
Mostrando 1 - 5 de 20 resultados.
de 4

BLOG FALAFERNÃO

Temas interessantes no TCC

Apresentações brilhantes se destacaram!

Todos os anos, os alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II desenvolvem durante o ano letivo o TCC - trabalho de conclusão de curso - cujo tema é escolhido por eles.

Apresentação do TCC na Escola Fernão Gaivota

Este trabalho tem um professor orientador escolhido pelo aluno, e no final do ano é entregue uma monografia e feita a apresentação individual para uma banca.

Alguns dos temas desenvolvidos neste ano:

  • Transtorno Bipolar - Giovanna Frediani - Orientador: Livia Guimarães Lopes
  • As Crenças do Sobrenatural na Idade Média: A Bruxaria - Rafaela Alencar - Orientador: Daniel Ferreira Menezes
  • Privacidade na Internet - Camila Dalla M. Satriano - Orientador: Yones Ruiz-Huidobro
  • Estudo do Garimpo na Sociedade Brasileira - Maria Fernanda Schmidt Baccelli - Orientador: Natalina Ribeiro
  • A História do Chocolate e suas Múltiplas Funções - Alyssa Iihoshi - Orientador: Antonio Carlos Pinho Silva
  • Internet Dependência - Melissa Iihoshi - Orientador: Antonio Carlos Pinho Silva
  • A História e Genealogia das Divindades Gregas - Isabela Consolim Bustamente - Orientador: Daniel Ferreira Menezes
  • Armas Atômicas - Felipe Giorgios Markakis - Orientador: Danilo Castro Pereira e outros mais...

Apresentação do TCC na Escola Fernão Gaivota

As alunas Alyssa, Rafaela e Melissa se destacaram com as maiores notas 10! Este é um dos diferenciais da Escola Fernão Gaivota: aprender a fazer um TCC nos moldes de uma faculdade. E todos os alunos reconhecem este incrível aprendizado!

Era uma vez um brinquedo...que contou uma história

Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história! Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história!

Brincar, segundo o dicionário "Aurélio" é divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se....

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Nossa última exposição do ano procurou mostrar a importância do brincar no desenvolvimento motor, afetivo, emocional e social da criança.

Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história! Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história!

Trouxemos imagens de brinquedos e brincadeiras inesquecíveis, que marcaram a infância de muitas gerações de adultos felizes, e que deixaram saudade.

Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história! Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história!

Os alunos do Ensino Fundamental I e Fundamental II receberam a importante tarefa de trazer um brinquedo (deles ou de familiares) que estivesse guardado por algum motivo especial e de contar o porquê do brinquedo ser tão importante.

Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história! Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história!

Recebemos brinquedos que são verdadeiros tesouros e juntos compartilhamos de momentos mágicos.

No final, as crianças ouviram a história do Pequeno Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen, que conta a história de amor entre dois brinquedos.

Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história! Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história!

A nossa Biblioteca transformou-se em Brinquedoteca com a ajuda da querida professora Mamá, que pôs de fato a mão na massa, quero dizer, na "sucata", e nos premiou com brinquedos feitos pelos alunos do integral.

Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história!

Um agradecimento especial aos pais, professores(as) e alunos que nos confiaram, por alguns dias, seus brinquedos do coração e por terem me ajudado a contar mais uma incrível história!

Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história! Exposição: Era uma vez um brinquedo ... que contou uma história!

Cristiane Rojas
Biblioteca

O Auto da Compadecida no Cine Fernão de Novembro

No último Cine Fernão do ano foi apresentado o filme nacional O Auto da Compadecida, baseado na peça teatral de Ariano Suassuna, para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Debate sobre o Auto da Compadecida na Escola Fernão Gaivota

Foi muito apreciado pelos alunos e gerou um debate muito animado!

Os professores levantaram as questões do filme e os alunos se reuniram em grupos para discutirem entre eles e depois debaterem.

Debate sobre o Auto da Compadecida na Escola Fernão Gaivota

Alguns dos temas abordados pelos grupos:

  • o preconceito, a figura de um homem negro como Deus
  • sinceridade e arrependimento de todos que erraram e reconheceram o erro
  • mentiras e trapaças do João Grilo sem prejudicar os outros, mas em seu próprio benefício
  • relação entre João Grilo e o Guido do filme A Vida é Bela

Debate sobre o Auto da Compadecida na Escola Fernão Gaivota

Outros temas abordados:

  • acreditar que existe no futuro um mundo bom
  • um dos grupos relacionou o filme com os sete pecados capitais: luxúria, gula do padre e do bispo com relação a dinheiro, preguiça do João se safando de trabalhar, avareza...
  • religião, igreja com relação à sociedade, corrupção
  • papel da Nossa Senhora como advogada em favor de Joãp Grilo
  • figura do coronel como político máximo, que era muito rico que continuava querendo mais riqueza
  • mostrou a fome do nordestino
  • ambição do pai da Rosinha e muitos outros...

Debate sobre o Auto da Compadecida na Escola Fernão Gaivota

Todos queriam dar o seu palpite e colocar sua opinião sobre as diversas situações do filme!

No ano que vem tem mais!

Parceira Mind Lab na Mídia

Com demanda por qualidade mais alta, setor se diversifica

Nossa Escola tem como parceira a Mind Lab, que contribui para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação da consciência do processo de pensamento, tendo como ferramenta educacional os jogos de raciocínio, metodologia usada no Ensino Fundamental.

E atualmente os pais estão cada vez mais exigentes com a qualidade de ensino e conteúdo.

Confira a matéria sobre o assunto.

Mind Lab na Mídia
Com demanda por qualidade mais alta, setor se diversifica

Geração em que 71% estudaram mais que os pais quer opções abrangentes para filhos

DE SÃO PAULO


A demanda pela melhoria da qualidade da educação no Brasil abriu espaço para a oferta de serviços e produtos educacionais que prometem contribuir para esse objetivo.

"A divulgação das notas das avaliações externas aumentou a preocupação com os resultados", diz o economista Naercio Menezes Filho, do Insper e da USP.

Segundo Menezes Filho, essa preocupação tem gerado um movimento positivo de busca por melhor qualidade.

O aumento da escolaridade da população também é propulsor dessa tendência.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, ressalta que 71% dos jovens adultos brasileiros estudaram mais do que seus pais.

"Essa geração mais estudada começa a ter filho na escola e é mais exigente quanto à qualidade do ensino."

Na esteira desse aumento da demanda por qualidade e do desenvolvimento de novas tecnologias, têm surgido empresas que oferecem soluções inovadoras de ensino.

A israelense Mind Lab entrou no mercado brasileiro em 2005, trazida pelo empresário Valmir Pereira.

A empresa oferece uma aula de 50 minutos que --usando jogos de tabuleiro, por exemplo-- ajuda no desenvolvimento das chamadas competências sócio emocionais, como persistência e capacidade de trabalhar em equipe.

Por meio de parcerias com a rede pública e privada, a Mind Lab atinge hoje 400 mil estudantes e 15 mil professores em mais de 700 escolas.

"Além da aula, fazemos a formação dos professores e o acompanhamento do programa", diz Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab.

Para ela, a demanda pelo programa da empresa, que pode ser usado por crianças a partir de 4 anos até os jovens no ensino médio, é explicada pelo desejo de reforma curricular no ensino básico brasileiro.

Embora essa necessidade de reformulação seja amplamente reconhecida no país, ela tem demorado a decolar.


PRIMEIRA INFÂNCIA

Um número crescente de pesquisas tem mostrado a importância de estímulos educacionais logo nos primeiros anos da infância.

Na esteira dessas constatações, empresas de serviços educacionais com foco no público infantil também têm sido alvo de demanda.

A Farofa Studios usa a tecnologia para desenvolver conteúdo e produtos para o público infantil. A empresa venceu há pouco um concurso da Prefeitura de São Paulo e está recebendo apoio para a produção de um jogo que ensina princípios de programação para crianças.

A empresa, fundada há três anos, também tem fechado parcerias com instituições sem fins lucrativos que atuam na área da educação, como a Fundação Lemann.

"O brasileiro tem se preocupado cada vez mais com a educação de seus filhos. Mas o país ainda é carente na produção de conteúdo", diz Saulo Ribas, sócio da Farofa.


GASTOS

A maior preocupação com ensino tem se refletido em um aumento de gastos das famílias com educação. Segundo levantamento do Data Popular, os gastos privados com matrículas e mensalidades aumentaram 19% (descontada a inflação) de 2010 a 2014.

No mesmo período, os dispêndios com livros e materiais escolares cresceram 16% (também em termos reais).

O mercado de franquias tem sentido esse movimento. Em 2013, o setor como um todo cresceu 11,9%, enquanto o segmento específico de franquias de educação e treinamento expandiu-se 16,6%.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor foi beneficiado pela maior demanda por cursos de idiomas e profissionalizantes.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/196931-com-demanda-por-qualidade-mais-alta-setor-se-diversifica.shtml 
Copyright © 2014 Mind Lab, Todos os direitos reservados.

Mind Lab | Rua Humberto I, 220 - 2º andar - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04018-030

 

Cardápio semanal: 8 a 12 de dezembro

Almoço

Dia Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Saladas Salada verde, tomates e jiló Salada verde, tomates e rodelas de cebola Salada verde, tomates e azeitona Salada verde, cebolas e rabanetes Reunião de pais
Cenoura ralada Salada fria de macarrão Escarola com beterraba Ovos cozidos
Brócolis Salada de lentilha e bacon Couve flor Salada de alface, abacate e tomates
Salada com folhas verdes Salada com folhas verdes Salada com folhas verdes Salada com folhas verdes
Laranja em rodelas Abacaxi Peras em fatias Manga
Molhos Vinagrete Vinagrete de talos Vinagrete de tomates Vinagrete de espinafre Reunião de pais
Prato Principal Filet de frango ao molho curry Lombinho ao forno Carne de panela Mini hambúrgueres
Guarnição Batata palha | Vagem refogada e tomates assados Creme de espinafre Polenta e milho refogado Abóbora brasileira
Opção do Dia   Espaguete ao molho bolonheza   Espaguete com linguiça e salsicha
Farofa Farofa de azeitona verde Farofa de bacon Farofa de espinafre Farofa de talos
Complemento   Queijo parmesão   Queijo parmesão
Arroz Arroz branco e integral Arroz branco e integral Arroz branco e integral Arroz branco e integral Reunião de pais
Feijão Feijão Feijão Feijão Feijão preto
Sobremesas Fruta da época Fruta da época Fruta da época Fruta da época
Gelatina Gelatina Gelatina Gelatina
  Palitinho de fruta   Sagu
Suco do dia Suco de limão / Água saborizada Suco de limão com escarola / Suco de maracujá Suco de abacaxi / Água saborizada Suco de laranja / Água saborizada
Opções de Carne Fixas Filé de frango grelhado | Bife grelhado

Cardápio sujeito a alterações.

Lanches

Dia Alimento Principal Complemento Bebida
Seg Pão australiano com creme de chocolate Maçã Suco natural de goiaba
Ter Barra de cereal caseira Peras deliciosas Suco de fruta fresca
Qua Bolo de chocolate com gostinho de férias Abacaxi Leite com chocolate
Qui PIC-NIC
Sex Reunião de pais

 

Mostrando 1 - 5 de 414 resultados.
Itens por página 5
de 83