BLOG

Voltar

Passeio pedagógico pelo centro de São Paulo

escola fernão gaivota, passeio pedagógico, passeio centro sp

Enriquecer os ensinamentos trabalhados em sala de aula e promover a bagagem cultural dos alunos é um dos diferenciais que a Escola Fernão Gaivota promove com seus alunos. A mais recente delas aconteceu no final de junho, em que os alunos do Ensino Médio fizeram um tour pelo centro da capital paulista. O motivo da saída pedagógica foi conhecer um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo, como o centro antigo, o Pateo do Collegio, o viaduto Santa Ifigênia e a Bolsa de Valores. Confira o resultado do passeio que teve a supervisão dos professores Cristiano e Alexandre!

 

Pateo do Collegio

escola fernão gaivota, passeio pedagógico, passeio centro sp


Foi no Pateo do Collegio que São Paulo nasceu. O padre Manuel da Nóbrega resolveu erguer uma igreja e um colégio, que se tornaram os primeiros edifícios da futura metrópole. Com o fim da ordem dos jesuítas, a igreja, que já havia passado por reformas e ampliações, passou para o controle do governo e acabou sendo demolida, em 1953.
Durante as obras, foi encontrada uma parede de taipa de pilão pertencente ao edifício original e a igreja do Pateo do Collegio foi reconstruída. Hoje, o Pateo do Collegio é uma referência cultural para os paulistanos: é um centro de atividades direcionadas ao turismo e aos próprios habitantes da metrópole.

 

Viaduto Santa Ifigênia

escola fernão gaivota, passeio pedagógico, passeio centro sp

O Viaduto Santa Ifigênia tem 225 metros de comprimento e foi encomendado na Bélgica. Os responsáveis alegavam que a cidade não dispunha de mão-de-obra especializada para garantir a construção desta obra, o que a tornou a mais cara executada na época. O objetivo era facilitar o fluxo de veículos que enfrentavam a ladeira da Avenida São João, além de melhorar o trânsito dos bondes que subiam a Rua São Bento e a Rua XV de Novembro. Hoje, o viaduto de estilo art nouveau serve como área de passagem para pedestres. Ele possui uma estrutura pintada de ocre, arcos multicoloridos e uma iluminação noturna que destaca suas linhas.


Bolsa de Valores 

escola fernão gaivota, passeio pedagógico, passeio centro sp

A Bolsa de Valores de São Paulo é  o coração financeiro da cidade. O programa Bolsa Aberta ensina, através de um filme em três dimensões, os conceitos e o funcionamento do mercado de ações. 

Lá, os visitantes podem encontrar estandes das empresas e corretoras que operam no local, além de aprender sobre o funcionamento da Bovespa. Os visitantes também podem entrar em contato com o Centro de Memória, a Biblioteca e o Centro de Estudos Norberto Bobbio, que estão localizados dentro do edifício.

Além disso, o Espaço Cultural, localizado no hall de entrada, também chama a atenção de quem visita o prédio, pois realiza diversas exposições durante o ano.

Agregador de blogs

Cardápios de Novembro de 2019
Cardápios de Outubro de 2019
Cardápios de Setembro de 2019
Cardápios de Agosto de 2019
Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville promove evento “portas abertas” no sábado (17/08)
RSS (Abre uma nova janela)