BLOG

Voltar

Dica de Leitura: Histórias de Índio

fernão gaivota, maple bear, livro indigena, dia do indio, maduruku, daniel manduruku, histórias de indio

No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Índio no Brasil. A data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. Para comemorar a data, a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville, por meio da bibliotecária Cristiane Rojas, faz a indicação do livro “Histórias de Índio”, que reúne contos, crônicas e informações sobre os povos indígenas do Brasil.

A publicação narra a história de Kaxi, garoto Munduruku que tem uma infância feliz: brinca, nada, pesca, faz artesanato e ouve histórias. Mas Kaxi é especial, pois o pajé o escolheu para ser seu sucessor.

“O menino que não sabia sonhar” é um conto emocionante sobre a iniciação na vida adulta, apresentando a cultura indígena a partir do ponto de vista de um narrador pertencente a ela.

Já na segunda parte do livro, o autor relata com bom humor suas experiências no mundo dos brancos. A atual situação dos povos indígenas no Brasil é descrita na última parte, assim como os hábitos, ritos, músicas, lendas e a diversidade cultural e linguística desses povos.

As ilustrações de Laurabeatriz enriquecem a edição, que também inclui desenhos de crianças indígenas e fotos de aldeias mundurukus.

“Este belíssimo livro, do escritor premiado Daniel Munduruku, nascido em Belém do Pará, na aldeia Munduruku, será trabalhado ao longo do ano com os alunos do Year 3”, comenta Cristiane Rojas.

Agregador de blogs

Cardápios de Novembro de 2019
Cardápios de Outubro de 2019
Cardápios de Setembro de 2019
Cardápios de Agosto de 2019
Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville promove evento “portas abertas” no sábado (17/08)
RSS (Abre uma nova janela)