BLOG FALAFERNÃO

Voltar

Aluna da Escola Fernão Gaivota é finalista da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP)

escola fernão gaivota, fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, olimpiada de quimica, euarda martins garcia, quimica, olimpiada estadual de quimica, oqsp, alphaville, escola alphaville

Mais uma vez os estudantes da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville são destaques em competições. Desta vez, a aluna da 3ª série do Ensino Médio, Eduarda Martins Garcia, foi classificada para a Fase Final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), que acontecerá no Instituto de Química da USP no dia 09 de junho. 

Na primeira fase da competição, realizada no final do ano passado, cerca de 2 mil alunos inscritos do Estado de São Paulo enviaram uma redação sobre o tema Biorrefinarias: Conversão de Biomassa em Produtos Químicos. A proposta da competição é fazer com que alunos do Ensino Médio busquem na disciplina de Química formas de resolver problemas cotidianos, como por exemplo: a dependência do petróleo. Importante lembrar que as biorrefinarias não apenas produzem combustíveis alternativos, mas também produzem matérias-primas que antes só seriam obtidas a partir do petróleo.

Promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), nesta fase final foram selecionadas as 100 melhores redações. Todos os finalistas convocados que comparecerem recebem um certificado de participação. A correção e premiação ocorrem no mesmo dia do exame e os 50 vencedores recebem medalha e, posteriormente, diploma de mérito nominal. Além disso, os melhores colocados também recebem prêmios em dinheiro. E claro, os vencedores são classificados para a Olimpíada Brasileira de Química.

“Eu recebi a notícia pelo professor Danilo e fiquei muito feliz, pois eu me preparei, dediquei horas na pesquisa sobre o tema, envolvi até a minha família na discussão do tema para que eu apresentasse uma redação relevante e que tratasse o tema e suas vantagens. Eu vivo uma imersão agora na disciplina de Química. Estou focada estudando para essa etapa final e além disso participo do projeto clube de ciências, que envolve processos químicos”, comenta Eduarda.

Além da Eduarda, também participaram da fase inicial da OQSP os alunos Catarina de Freitas Teixeira, Miriã Thrinya Madeira Miranda e Pedro Henrique Almeida Cabrera. Durante esta etapa, os alunos foram orientados pelos professores Danilo Castro Pereira e Antonio Carlos Pinho Silva, de Química e Língua Portuguesa, respectivamente.

“A partir de agora é orientar a Eduarda e prepará-la para as possíveis questões que possam cair, já que nesta fase são aplicadas questões dissertativas. Estamos confiantes e torcendo para que ela avance nessa fase e possa se classificar para a Olimpíada Brasileira de Química”, comenta o professor Danilo.

Agregador de blogs

Cardápios de Setembro de 2018
Doação Rainha da Paz.
Reunião de Pais - Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Vem aí o Café com Letras!
Cardápios de Agosto de 2018
RSS (Abre uma nova janela)