BLOG

Voltar

Saiu na Mídia - finalistas OQSP

oqsp, finalistas olimpiada, olimpiada quimica, escola fernão gaivota, escola alphaville

Compartilhar notícia boa é sempre uma alegria para nós da escola. A última edição do Jornal Folha de Alphaville trouxe nossos alunos do Ensino Médio, Kamile e Gabriel, na capa impressa e também no site! O motivo foi a classificação na fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. De todos os alunos participantes de Santana de Parnaíba e Barueri, somente eles chegaram na fase final, que contempla somente 100 alunos de todo o Estado de SP! Que orgulho para nós!

 

Alunos na final de Olimpíada de Química do Estado de SP (OQSP)

Santana de Parnaíba irá contar com a representação de dois estudantes na final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), que acontece em junho. Os alunos do Ensino Médio, Gabriel Ferracioli e Camille Urciolli são os únicos estudantes da região a chegarem na fase final da competição organizada pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

A proposta da competição é fazer com que alunos ao final do Ensino Fundamental II e Ensino Médio busquem formas de resolver problemas cotidianos, aplicando os conceitos da disciplina de Química. Os alunos são selecionados através de produção textual, com temática previamente definida. Este ano, o tema foi a “Tabela Periódica dos Elementos Químicos: Comparação experimental de propriedades periódicas”. Os docentes da USP são responsáveis pela correção das redações dos competidores.

Iniciada no final do ano passado, cerca de 2 mil alunos de todo o Estado de São Paulo enviaram suas redações. Em abril foram divulgados os 100 estudantes selecionados que participam da fase final no dia 08 de junho, na Universidade de São Paulo. A correção e premiação ocorrem no mesmo dia do exame. O destaques da olimpíada recebem medalha e, posteriormente, diploma de mérito nominal. Além disso, os melhores colocados também recebem prêmios em dinheiro. E claro, os vencedores são classificados para a Olimpíada Brasileira de Química.

Vale ressaltar, que no ano passado a Escola Fernão Gaivota também contou com a participação de uma estudante na fase final.

 

Preparação

Para a primeira parte da competição, os alunos contaram com o apoio do professor de Química Danilo Castro e de Língua Portuguesa Antônio Carlos Pinho Silva, que os orientaram sobre o tema e estilos de redação. Para a fase final, que é composta de perguntas de química, os alunos estão tendo o auxílio do professor Danilo.

 

Agregador de blogs

Cardápios de Novembro de 2019
Cardápios de Outubro de 2019
Cardápios de Setembro de 2019
Cardápios de Agosto de 2019
Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville promove evento “portas abertas” no sábado (17/08)
RSS (Abre uma nova janela)