BLOG

Itens com a tag ensino fundamental i .

Save The Date: Café com Letras

escola fernão gaivota, fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, alphaville, escola alphaville, café com letras

Reunião de Pais - Educação Infantil e Ensino Fundamental I

 

Prezados Pais e Responsáveis

Na próxima semana encerraremos o segundo trimestre e gostaríamos de convidá-los para compartilhar o trabalho desenvolvido com os alunos durante esse período.

Segue quadro de datas e horários para as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

 

reunião de pais, escola fernão gaivota, maple bear

Alunos preparam receita com abobrinhas colhidas da horta da escola

escola fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, aula de culinária, receita criança, receita bolo, receita bolo saudável, receita bolo de chocolate, bolo de chocolate, bolo abobrinha

Cozinhar é uma arte que requer habilidade, mas acima de tudo criatividade. Na aula de culinária, os alunos do integral do Ensino Fundamental I e as professoras Noemi e Luana, prepararam uma receita com um dos ingredientes da horta da escola: abobrinhas. E ao contrário, do que imaginam a receita foi de uma sobremesa: Chocolate Chip Zucchini Bread.

“A receita foi inspirada pela colheita de abobrinhas da horta da escola. Elas cresceram, se espalharam e nós aproveitamos. O alunos prepararam esse delicioso bolo com gotas de chocolate e abobrinha ralada, o que o tornou extremamente molhadinho e delicioso”, comentou a professora Noemi.

Achou interessante a receita? Então anote como fazer!

escola fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, aula de culinária, receita criança, receita bolo, receita bolo saudável, receita bolo de chocolate, bolo de chocolate, bolo abobrinha

Chocolate chip zucchini bread

Ingredientes

1½ xícara de farinha de trigo

½ colher (sopa) de fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de canela em pó

1 pitada de noz moscada em pó

1 ovo

½ xícara de óleo de canola

½ xícara de açúcar mascavo

½ xícara de açúcar

½ xícara de iogurte grego

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

1 xícara de abobrinha ralada

1 xícara de gotas de chocolate meio amargo

 

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média por 10 minutos. Unte uma forma retangular com margarina e farinha e reserve. Em uma vasilha grande, misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela e a noz moscada. Em outra vasilha, misture o ovo, os açúcares, o iogurte grego e o extrato de baunilha até obter uma mistura homogênea. Misture os ingredientes das duas vasilhas com delicadeza, sem bater muito. Adicione a abobrinha e as gotas de chocolate. Coloque a mistura na forma untada e asse por 40 a 50 minutos, até que asse completamente por dentro. Retire do forno e sirva!

Career Day

"O que você vai ser quando crescer? What will you be when you grow up?"I1

Career Day
 

Career Day

Foi com essa pergunta que iniciamos o projeto Career Day, do Café com Letras. Lemos livros, conhecemos algumas profissões e os alunos disseram e desenharam o que gostariam de ser. 

Career Day

Career Day

Career Day

Além disso, convidamos os pais que quisessem, para vir à escola e falar um pouco sobre suas profissões. Foi muito interessante e divertido!!

Teacher Fabiana Lira - Year I

A turma do Year 4 está de olho nos cuidados com nosso planeta

Nas aulas de Geografia das últimas semanas, os alunos aprenderam sobre os climas característicos do Brasil.

Alunos de olho nos cuidados do planeta

Como não dá pra falar de clima sem falar sobre o aquecimento global e efeito estufa, realizamos um experimento para simular como o efeito estufa age em nosso planeta.

Alunos de olho nos cuidados do planeta

A partir da experiência os alunos perceberam como nossas atitudes podem influenciar diretamente no clima e nas condições de vida de todas as pessoas do mundo.

Como este é um tema que desperta o interesse das crianças, que estão super ligadas no cuidado com o planeta Terra, levamos o assunto para nossas aulas de Língua Portuguesa.

Alunos de olho nos cuidados do planeta

Depois de estudarmos o gênero textual "Classificados", as crianças produziram seus próprios textos, anunciando a procura por pessoas que, como elas, cuidam do nosso planeta. 

Para fazer a experiência do efeito estufa você vai precisar de:
– dois copos com água;
– uma caixa de sapatos;
– filme plástico;
– papel alumínio;
– luz do Sol ou de uma luminária.

Modo de fazer:
Forre o interior da caixa com o papel alumínio, coloque um dos copos com água dentro dela e tampe-a com o filme plástico. Depois, coloque a caixa e o segundo copo com água na direção de uma luz forte. Um dia ensolarado é perfeito para realizar essa experiência! Mas se não der para sair de casa, você pode usar uma luminária.
Depois de uns 15 minutos, abra a caixa e veja qual copo d’água está mais quente. Se você tiver um termômetro pode conferir com ele, mas é possível sentir com o dedo mesmo!

Alunos de olho nos cuidados do planeta

O que aconteceu?
A água do copo da caixa esquentou mais! Isso porque o ar do interior da caixa foi aquecido pela luz que passou pelo filme plástico e não conseguiu sair, ficou preso lá dentro.

A mesma coisa acontece com o nosso planeta! É o que chamamos de efeito estufa: a luz do Sol atravessa a atmosfera e aquece a superfície do planeta, mas o calor não consegue sair para o espaço porque os gases de efeito estufa que envolvem a Terra não deixam. Esse efeito é um evento natural que permite a vida em nosso planeta. Sem ele, a Terra ficaria muito fria e não teria uma variedade de espécies tão grande. Mas a poluição tem desregulado esse efeito. A queima de florestas e de combustível dos carros e a poluição do ar provocada pelas indústrias têm aumentado a quantidade desses gases estufa. Por isso, o planeta está se aquecendo mais do que deveria.

(Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças).

Aline R. Vander Velden Laino
Professora de Língua Portuguesa

Agregador de blogs

Cardápio semanal de 3 a 7 de dezembro
Festa de Encerramento 2018
No dia 13 de dezembro, das 8h às 12h, realizaremos mais uma Feira de Troca de Livros. Poderão participar todos os alunos do Ensino Fundamental (Year 1 até Year 9) e Ensino Médio.
RSS (Abre uma nova janela)