BLOG

Itens com a tag ensino fundamental ii .

Currículo de Artes Integradas - Year 8

 

 

O CURRÍCULO
DE ARTES INTEGRADAS

Visual | Cênica | Música

O núcleo das Artes da Escola Fernão Gaivota-Maple Bear Alphaville é composto pelas matérias Artes Visuais, Smart, Artes do Corpo e Música, que se unem no desenvolvimento de um projeto coletivo: promover o conhecimento das linguagens artísticas como um todo e unir a comunidade escolarem prol da expressão cultural, fortalecendo os laços entre todos os envolvidos.

Para além de um currículo anualmente alinhado, às áreas também se encontram em eventos específicos tais como a Festa Junina, o FG festival, além do suporte em outros projetos da escola.

 

 

 

 

                             Artes do Corpo
                             (Y6aY9)
                              Professora: Gabriela Caraffa


                              Artes Visuais
                               (Y6 a 3ª a série do Ensino Médio)
                               Professora: Daniela Pacheco Ponte

                                Música
                                Professor: Professor: Haward Panisi

 

 

 

 

ARTES DO CORPO

O currículo de artes do corpo e artes cênicas tem como objetivo desenvolver as habilidades das artes cênicas como linguagem, trabalhando elementos da linguagem da dança e do movimento, os fatores do movimento e os processos de criação em dança e teatro.

Propondo a ampliação de interações dos alunos com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos.

O objetivo é adquirir e aprofundar conhecimentos nas linguagens artísticas permitindo que o aluno possa se expressar através do uso do corpo e do teatro como manifestação de seus desejos e discursos.

A dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicadas no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.

 

 

ARTES VISUAIS

Disciplina ministrada em inglês. O currículo de Artes Visuais concentra-se no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados aos processos artísticos, culturais, de comunicação e de expressão.

As Artes Visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças, conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística, produção cultural, pensamento crítico individual e coletivo.

Nas aulas de Artes os alunos aprendem através de aulas explicativas, vídeos, artigos e debates, e especialmente, através de atividades práticas, utilizando diversos materiais e recursos, com o intuito de aprender novas técnicas e estilos estéticos e consolidar conteúdos, com a intenção de proporcionar ao estudante ferramentas para o entendimento das artes e a auto-expressão.

 

MÚSICA

O currículo de Música pretende desenvolver principalmente habilidades específicas da linguagem musical, por meio da percepção e apreciação, uso e funções da música em seus contextos de produção, relacionados às práticas musicais em diferentes dimensões sociais, culturais e históricas.

As vivências em Música permitem aos alunos a possibilidade de adquirir, gradativamente, competência sem linguagem e expressão musicais, tendo como eixo o desenvolvimento da percepção. O aluno compreende, expressa e dialoga com o mundo à sua volta de maneira singular, através da sensibilidade proporcionada por sua essência sonora primitiva e organizada.

Oque os alunos vão aprender?

ARTES DO CORPO

 

- Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento com o fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

- Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

- Discutiras experiências pessoais e coletivas em dança/teatro vivenciadas na escola e em outros contextos,problematizando estereótipos e preconceitos.

- Pesquisar e criarformas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

- Investigare experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

- Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

 

Oque os alunos vão aprender?

ARTES VISUAIS

- Elementos e princípios da arte: analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ênfase, contraste, cor, forma, direção, dimensão, espaço)na apreciação de diferentes produções artísticas experimentando diferentes formas de expressão.

- História da arte (Arte Impressionista, Expressionista, Fauvista, Cubista e Abstracta): pesquisar, apreciar e analisar

formas distintas das artes visuais em obras de arte de diferentes épocas contextualizando-os no tempo e no espaço.

- Manifestações culturais no Brasil: pesquisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura brasileira.

Oque os alunos vão aprender?

MÚSICA

- Analisar o estilo musical “Música Eletrônica”, contextualizando-o no tempo e no espaço

- Analisar e exercitar elementos da linguagem musical, por meio de recursos tecnológicos, canções e práticas de ex- pressão

- Usar instrumentos musicais diversos (convencionais e não convencionais) para expressar ideias individuais e coletivas; Fazer uso da notação musical (tradicional e alternativa), para registrar e elaborar obras musicais individuais e coletivas.

- Desenvolver improvisações, composições, interpretações e arranjos, utilizando vozes e instrumentos (convencionais ou não), para expressar ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Currículo de Artes Integradas - Year 7

 

O CURRÍCULO
DE ARTES INTEGRADAS

Visual | Cênica | Música

O núcleo das Artes da Escola Fernão Gaivota-Maple Bear Alphaville é composto pelas matérias Artes Visuais, Smart, Artes do Corpo e Música, que se unem no desenvolvimento de um projeto coletivo: promover o conhecimento das linguagens artísticas como um todo e unir a comunidade escolarem prol da expressão cultural, fortalecendo os laços entre todos os envolvidos.

Para além de um currículo anualmente alinhado, às áreas também se encontram em eventos específicos tais como a Festa Junina, o FG festival, além do suporte em outros projetos da escola.

 

 

 

                                              Artes do Corpo
                                               (Y6aY9)
                                               Professora: Gabriela Caraffa

                                               Artes Visuais
                                               (Y6 a 3ª a série do Ensino Médio)
                                              Professora: Daniela Pacheco Ponte

                                              Música
                                               Professor: Professor: Haward Panisi

 

 

 

 

ARTES DO CORPO

O currículo de artes do corpo e artes cênicas tem como objetivo desenvolver as habilidades das artes cênicas como linguagem, trabalhando elementos da linguagem da dança e do movimento, os fatores do movimento e os processos de criação em dança e teatro.

Propondo a ampliação de interações dos alunos com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos.

O objetivo é adquirir e aprofundar conhecimentos nas linguagens artísticas permitindo que o aluno possa se expressar através do uso do corpo e do teatro como manifestação de seus desejos e discursos.

A dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicadas no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.

 

ARTES VISUAIS

Disciplina ministrada em inglês. O currículo de Artes Visuais concentra-se no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados aos processos artísticos, culturais, de comunicação e de expressão.

As Artes Visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças, conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística, produção cultural, pensamento crítico individual e coletivo.

Nas aulas de Artes os alunos aprendem através de aulas explicativas, vídeos, artigos e debates, e especialmente, através de atividades práticas, utilizando diversos materiais e recursos, com o intuito de aprender novas técnicas e estilos estéticos e consolidar conteúdos, com a intenção de proporcionar ao estudante ferramentas para o entendimento das artes e a auto-expressão.

MÚSICA

O currículo de Música pretende desenvolver principalmente habilidades específicas da linguagem musical, por meio da percepção e apreciação, uso e funções da música em seus contextos de produção, relacionados às práticas musicais em diferentes dimensões sociais, culturais e históricas.

As vivências em Música permitem aos alunos a possibilidade de adquirir, gradativamente, competência sem linguagem e expressão musicais, tendo como eixo o desenvolvimento da percepção. O aluno compreende, expressa e dialoga com o mundo à sua volta de maneira singular, através da sensibilidade proporcionada por sua essência sonora primitiva e organizada.

Oque os alunos vão aprender?

ARTES DO CORPO

- Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

- Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

- Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

- Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Oque os alunos vão aprender?

ARTES VISUAIS

- Figura Humana: analisar e praticar o desenho de figuras humanas através da apreciação de obras visuais desenvolvidas ao longo da história da arte.

- História da arte(Arte Medieval, Renascimento, Barroco, Rococó e Neoclássico): pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais em obras de arte de diferentes épocas contextualizando-os no tempo e no espaço.

- Manifestações culturais no Brasil: pesquisar e valoriza o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura brasileira.

Oque os alunos vão aprender?

MÚSICA

- Analisar o estilo musical “Reggae Music”, contextualizando-o no tempo e no espaço.

- Analisar e exercitar elementos da linguagem musical, por meio de recursos tecnológicos, canções e práticas de ex-pressão

- Usar instrumentos musicais diversos (convencionais e não convencionais) para expressar ideias individuais e coletivas; Fazer uso da notação musical (tradicional e alternativa), para registrar e elaborar obras musicais individuais e coletivas

- Desenvolver improvisações, composições, interpretações e arranjos, utilizando vozes e instrumentos(convencionais ou não), para expressar ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Currículo de Artes Integradas - Year 6

 

O CURRÍCULO
DE ARTES INTEGRADAS

Visual | Cênica | Música

O núcleo das Artes da Escola Fernão Gaivota-Maple Bear Alphaville é composto pelas matérias Artes Visuais, Smart, Artes do Corpo e Música, que se unem no desenvolvimento de um projeto coletivo: promover o conhecimento das linguagens artísticas como um todo e unir a comunidade escolarem prol da expressão cultural, fortalecendo os laços entre todos os envolvidos.

Para além de um currículo anualmente alinhado, às áreas também se encontram em eventos específicos tais como a Festa Junina, o FG festival, além do suporte em outros projetos da escola.

 

 

 

                 Artes do Corpo
                 (Y6aY9)
                 Professora: Gabriela Caraffa

                ArtesVisuais
                  (Y6 a 3ª a série do Ensino Médio)
                 Professora: Daniela Pacheco Ponte

                 Música
                 Professor: João Thiago Delgado

 

 

 

 

ARTES DO CORPO

O currículo de artes do corpo e artes cênicas tem como objetivo desenvolveras habilidades das artes cênicas como linguagem, trabalhando elementos da linguagem da dança e do movimento, os fatores do movimento e os processos de criação em dança e teatro.

Propondo a ampliação de interações dos alunos com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos.

O objetivo é adquirir e aprofundar conhecimentos nas linguagens artísticas permitindo que o aluno possa se expressar através do uso do corpo e do teatro como manifestação de seus desejos e discursos.

A dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicadas no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.

 

ARTES VISUAIS

Disciplina ministrada em inglês. O currículo de Artes Visuais concentra-se no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados aos processos artísticos, culturais, de comunicação e de expressão.

As Artes Visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças, conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística, produção cultural, pensamento crítico individual e coletivo.

Nas aulas de Artes os alunos aprendem através de aulas explicativas, vídeos, artigos e debates, e especialmente, através de atividades práticas, utilizando diversos materiais e recursos, com o intuito de aprender novas técnicas e estilos estéticos e consolidar conteúdos, com a intenção de proporcionar ao estudante ferramentas para o entendimento das artes e a auto-expressão.

MÚSICA

O currículo de Música pretende desenvolver principalmente habilidades específicas da linguagem musical, por meio da percepção e apreciação, uso e funções da música em seus contextos de produção, relacionados às práticas musicais em diferentes dimensões sociais, culturais e históricas.

As vivências em Música permitem aos alunos a possibilidade de adquirir, gradativamente, competência sem linguagem e expressão musicais, tendo como eixo o desenvolvimento da percepção. O aluno compreende, expressa e dialoga com o mundo à sua volta de maneira singular, através da sensibilidade proporcionada por sua essência sonora primitiva e organizada.

 

Oque os alunos vão aprender?

ARTES DO CORPO

- Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

- Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

- Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

- Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Oque os alunos vão aprender?

ARTES VISUAIS

- Elementos básicos e princípios da arte: analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, etc.)na apreciação de diferentes produções artísticas experimentando diferentes formas de expressão.

- História da arte: arte pré- histórica e primeiras civilizações: Arte Egípcia, Grega e Romana. Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais em obras de arte de diferentes épocas contextualizando-os no tempo e no espaço.

- Manifestações culturais no Brasil: pesquisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura brasileira.

Oque os alunos vão aprender?

MÚSICA

- Analisar o estilo musical “Rock’n'roll”, contextualizando no tempo e no espaço.

- Analisar e exercitar elementos da linguagem musical, por meio de recursos tecnológicos, canções e práticas de ex-pressão

- Usar instrumentos musicais diversos (convencionais e não convencionais) para expressar ideias individuais e coletivas; Fazer uso da notação musical (tradicional e alternativa), para registrar e elaborar obras musicais individuais e coletivas

- Desenvolver improvisações, composições, interpretações e arranjos, utilizando vozes e instrumentos(convencionais ou não), para expressar ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

 

LEMBRETE: Reunião de Pais

 
Nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/02) acontece as reuniões com os pais dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Contamos com a presença de todos!
 
escola fernão gaivota, maple bear alphaville, reunião de pais
 

Brotas: viagem de estudo do meio

escola fernão gaivota, maple bear alphaville, brotas, estudo do meio, cidade de brotas, eco resort recanto alvorada, Rafting, Tirolesa, Canyoning, Bóia Cross, esportes radicais, arvorismo, tiro ao alvo, banana boat, caiaque, passeio brotas, passeio escola, escola viagem, Ivian Expedições, Laticínio Tavolaro, Fazenda Primavera da Serra, Parque Aventurah

Com o intuito de complementar o projeto pedagógico e estimular novas aprendizagens através do estudo do meio, a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville realizou, em parceria com a Ivian Expedições Educacionais,  uma visita guiada a Brotas (SP), com os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.
 
Acompanhados pelos professores Haward, Natalina e Ana Carolina, os alunos ficaram hospedados no Eco Resort Recanto Alvorada, de 25 a 27 de setembro. Durante este período os alunos  visitaram o Laticínio Tavolaro, a  Fazenda Primavera da Serra, o Parque Aventurah! e claro, desfrutaram das atrações oferecidas pelo próprio resort, como arvorismo, tiro ao alvo, banana boat e caiaque. 
 
Para conferir as fotos destes momentos especiais  acesse o link

escola fernão gaivota, maple bear alphaville, brotas, estudo do meio, cidade de brotas, eco resort recanto alvorada, Rafting, Tirolesa, Canyoning, Bóia Cross, esportes radicais, arvorismo, tiro ao alvo, banana boat, caiaque, passeio brotas, passeio escola, escola viagem, Ivian Expedições, Laticínio Tavolaro, Fazenda Primavera da Serra, Parque Aventurah 


Brotas 
 
Brotas é uma pequena cidade tipicamente interiorana e um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, com ampla infraestrutura de hospedagem, alimentação e passeios turísticos. Sua população oscila em torno de 25 mil habitantes que desfrutam de um cotidiano tranquilo e de uma natureza exuberante que proporciona aos turistas lazer e entretenimento.
 
Brotas é conhecida como a “Capital dos Esportes de Aventura”. Opções como Rafting, Tirolesa, Canyoning, Bóia Cross, entre outros esportes radicais proporcionam um contato direto com a natureza além de muita diversão. Além disso,  a cidade oferece Ecoturismo em seus quatro cantos e é na região de Brotas que estão localizadas as mais belas cachoeiras do estado, ideais para a prática de trekking, rapel entre outras atividades.

Agregador de blogs

Cardápios de setembro de 2021
Cardápios de agosto de 2021
Debate e reflexão sobre grandes questões contemporâneas através de uma experiência além da sala de aula são os objetivos de novos formatos de aprendizagem das escolas. Um exemplo são as simulações
RSS (Abre uma nova janela)