BLOG

“Projeto Escola Verde” conscientiza sobre descarte correto de lixo eletrônico

projeto escola verde, papa pilhas, lixo eletrônico, escola em alphaville, escola fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, alphaville, ação ambiental

Iniciativa sócio-ambiental que promove o engajamento da comunidade escolar e permite evitar a poluição do meio ambiente é o mais novo projeto da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville. Intitulado “Projeto Escola Verde”, a ação permanente, prevê a coleta e destinação correta de lixo eletrônico de inservíveis.

A escola disponibiliza, na secretaria, um coletor para pilhas, baterias, celulares e pequenos eletroeletrônicos para que os pais, alunos, funcionários e visitantes possam fazer o descarte.

A ação conta com auditoria da empresa ADS Micrologística, especializada em logística reversa desde 2003. Após a retirada e destinação correta, a empresa auditora certificará a escola.

Diversos lixos eletrônicos como pilhas e baterias contêm metais pesados, como mercúrio, chumbo, lítio, níquel, bismânio e cádmio que trazem danos irreversíveis à saúde humana e ao meio ambiente em caso de destinação ambientalmente incorreta e inadequada, como lançamento em lixões, aterros não controlados, cursos d’água e reservas ambientais. O processo da coleta seletiva é considerado uma das formas mais eficientes de evitar a poluição do meio ambiente.

O processo de operação envolve fatores como embalagens e coletores apropriados, projetos tecnológicos, inteligência logística e rastreabilidade documental. Conforme sua tipologia, cada resíduo é separado, acondicionado e transportado com segurança para as empresas contratadas pela ADS para reciclagem, reprocessamento, co-reprocessamento ou descontaminação.

Os procedimentos realizados pelas unidades de destinação constituem a etapa final da movimentação física dos resíduos, com planejamento, acompanhamento e auditoria por parte da ADS Micrologística.

Saiu na Mídia: Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP)

oqsp, santana de parnaíba, olimpiada de quimica, química, escola fernão gaivota, maple bear alphaville, alphaville, eduarda martins garcia

A notícia da classificação da aluna Eduarda Martins Garcia, da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville, para a fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) foi assunto em diversos portais de notícias. Vale lembrar que, foram mais de 2 mil alunos inscritos do Estado de São Paulo e apenas 100 selecionados para a fase final da competição. 

Confira a seguir os links para acessar as notícias publicadas:

Portal Estadão: https://goo.gl/wWfHWD

Portal Terra: https://goo.gl/rT5fW7

Agência O Globo: https://goo.gl/HeUpYy

Jornal Metrópole: https://goo.gl/iNrRkv

Portal Comunique-se: https://goo.gl/66R35b

Grade de Maio: Culinária do Integral - Ensino Fundamental I

culinaria, aula de culinaria, criança na cozinha

Todas as sextas-feiras, os alunos do Ensino Fundamental I da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville que estão matriculados no período integral participam das aulas de culinária. Das 14h às 16h, os estudantes sob a supervisão das professoras Luana Villant e Noemi Ferraz, preparam receitas saudáveis e nutritivas.

A escola disponibiliza as opções de dias avulsos ou mensais para o período integral. Para saber mais informações sobre valores, o responsável deve entrar em contato diretamente com a secretaria. da escola através do e-mail: atendimento@fernaogaivota.com.br.

Confira a seguir as receitas que serão preparadas no mês de maio:

04/05 - Bentô Box

O bentô box é a marmita japonesa. Elas são feitas de forma caprichada, organizada e podem ser bem divertidas para as crianças, com receitas em formas de animais. Nesta aula, os alunos farão a versão com oniguiris, conserva de pepinos e outros vegetais.

11/05 - Sobremesa de morango do tipo “Pétit Suisse” com inhame 

Versão super saudável e gostosa da tradicional sobremesa “Pétit Suisse” de morango.

18/05 - Croque Madame 

Versão deliciosa do “Croque Monsieur”, assado com um ovo de gema mole.

25/05 - Nachos

Deliciosa e tradicional receita mexicana com tortilhas de milho, carne, queijo, guacamole, sour cream e saladinha de alface e tomates.

 

Sobre a aula de culinária

As aulas de culinária possibilitam que os alunos aprendam sobre a origem dos alimentos, entrem em contato com os alimentos in natura, descubram seus aromas, formas, cores e texturas, de modo que passem a valorizar os processos de preparo e a preferência por alimentos mais naturais.

“Ao estimular o interesse dos alunos pelo ato de cozinhar, espera-se formar adultos autônomos no preparo de suas refeições, diminuindo a dependência de produtos altamente industrializados e de baixo valor nutricional. Além disso, durante as atividades o senso do coletivo, do trabalho em equipe e da colaboração com o próximo é reforçado, pois cada receita é realizada por todos com um objetivo em comum”, explica a professora Noemi Ferraz.

Escola recebeu o ensaio "Os Charlatães"

os charlataes, teatro na escola, escola fernão gaivota, alphaville, maple bear alphaville, teatro

 

No dia 27 de abril, alunos do Year 9 e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville, assistiram a apresentação “Os Charlatães”, realizada em inglês.

Vencedor do Grand Prix de palco do XII Congresso Latino Americano de Mágica e IV Campeonato de Mágica FISM Latino Americano de 2017, o espetáculo apresenta um número de mágica da categoria mentalismo.

Idealizado pelos mágicos Juan Araújo e Alejandro Muniz, a apresentação com duração de cerca de 20 minutos é uma performance de mágica pouco usual, inspirada em sideshows, carnivals e medicine shows que contextualiza os acontecimentos impossíveis dentro do universo do charlatanismo o que, por si só, já garante um jogo cênico diferenciado com a plateia: que imediatamente é transportada para outra dimensão, sabendo que será "enganada", mas comprovando no "aqui e agora" que os personagens realmente fazem aquilo que anunciam. Importante ressaltar, que o espetáculo concorre ao Mundial de Mágica, que acontecerá em julho, na Coréia do Sul.

Encontro com Pais do mês abril: A postura corporal dentro e fora da escola

encontro com pais, fernão gaivota, maple bear alphaville, escola em alphaville, alphaville, palestra cuidados com postura, renata fisioterapia

No dia 24 de abril, a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville realizou o primeiro evento “Encontro com Pais”. A fisioterapeura Renata Pereira Soares de Oliveira trouxe como tema os “Cuidados com a postura dentro e fora da escola”. 

Durante a palestra, a fisioterapeuta abordou os perigos do peso da mochila, a postura adequada para uso de eletrônicos (como smartphones, tablets, computadores e videogames), a questão do sedentarismo entre os jovens, os tipos de calçados que não são prejudiciais à saúde da coluna em diferentes idades e as atividades físicas indicadas para as crianças e adolescentes. Além disso, Renata ensinou técnicas de alongamento para que os pais orientem seus filhos.

“Fico muito contente em saber que a direção da escola se preocupa com o bem-estar dos alunos além da parte educacional e de aprendizagem. Essa preocupação com o bem-estar do corpo é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da criança, além de evitar problemas futuros relacionados às doenças ocasionadas pela má postura. Deixo o meu agradecimento e espero ter contribuído para o alerta da saúde postural dos alunos”, comenta a palestrante.

Renata é especialista em terapia manual e RPG, especialista pela UNIFESP em aparelho locomotor do esporte, pesquisadora do sedentarismo infantil na UNIFESP/HSP e voluntária no SUS através da ONG Acredite (Amigos da Criança com Artrite).

O evento que teve a duração de 50 minutos foi transmitido ao vivo pelo Instagram da escola (@fernaogaivota.maplebear). Todos os meses a escola trará conteúdos relevantes sobre educação, segurança e bem-estar de seus alunos.

Em breve, será divulgada a data do Encontro com Pais do mês de maio que terá como tema: A cidadania digital.