BLOG

PERFIL: Thais Cristina Regis

A Thais é a teacher da turma do Juniors tarde! Sempre sorridente, essa teacher arrasa na contação de histórias para os pequenos. Com mestrado realizado nos EUA, Thais ainda tem certificação de educador pela Google, além de certificações da Maple Bear Global School.

Formada em Letras - Inglês e Literatura com Habilitação em Tradução Inglês/Português pela PUC/SP

Possui Mestrado em Educação Infantil – Programa de Ensino e Aprendizado (University of Lynchburg - Virgínia - EUA) 

Fluente em Inglês (Residiu nos Estados Unidos por 8 anos)

Cursando Pedagogia

 

Formação Complementar

Google Certified Educator Level 1

Ensino a distância - Aulas remotas com Hangouts Meet, Google Agenda e Google Classroom (Foreducation EdTech)

Google Jamboard e Google Sala de Aula (Foreducation EdTech)

Google Classroom (Foreducation EdTech)

 

Certificações Maple Bear 

Professional Development on Mathematics

Professional Development on Language and Literacy Early Childhood

 

 

 

Currículo de Artes Integradas - Year 7

 

O CURRÍCULO
DE ARTES INTEGRADAS

Visual | Cênica | Música

O núcleo das Artes da Escola Fernão Gaivota-Maple Bear Alphaville é composto pelas matérias Artes Visuais, Smart, Artes do Corpo e Música, que se unem no desenvolvimento de um projeto coletivo: promover o conhecimento das linguagens artísticas como um todo e unir a comunidade escolarem prol da expressão cultural, fortalecendo os laços entre todos os envolvidos.

Para além de um currículo anualmente alinhado, às áreas também se encontram em eventos específicos tais como a Festa Junina, o FG festival, além do suporte em outros projetos da escola.

 

 

 

                                              Artes do Corpo
                                               (Y6aY9)
                                               Professora: Gabriela Caraffa

                                               Artes Visuais
                                               (Y6 a 3ª a série do Ensino Médio)
                                              Professora: Daniela Pacheco Ponte

                                              Música
                                               Professor: Professor: Haward Panisi

 

 

 

 

ARTES DO CORPO

O currículo de artes do corpo e artes cênicas tem como objetivo desenvolver as habilidades das artes cênicas como linguagem, trabalhando elementos da linguagem da dança e do movimento, os fatores do movimento e os processos de criação em dança e teatro.

Propondo a ampliação de interações dos alunos com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos.

O objetivo é adquirir e aprofundar conhecimentos nas linguagens artísticas permitindo que o aluno possa se expressar através do uso do corpo e do teatro como manifestação de seus desejos e discursos.

A dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicadas no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.

 

ARTES VISUAIS

Disciplina ministrada em inglês. O currículo de Artes Visuais concentra-se no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados aos processos artísticos, culturais, de comunicação e de expressão.

As Artes Visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças, conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística, produção cultural, pensamento crítico individual e coletivo.

Nas aulas de Artes os alunos aprendem através de aulas explicativas, vídeos, artigos e debates, e especialmente, através de atividades práticas, utilizando diversos materiais e recursos, com o intuito de aprender novas técnicas e estilos estéticos e consolidar conteúdos, com a intenção de proporcionar ao estudante ferramentas para o entendimento das artes e a auto-expressão.

MÚSICA

O currículo de Música pretende desenvolver principalmente habilidades específicas da linguagem musical, por meio da percepção e apreciação, uso e funções da música em seus contextos de produção, relacionados às práticas musicais em diferentes dimensões sociais, culturais e históricas.

As vivências em Música permitem aos alunos a possibilidade de adquirir, gradativamente, competência sem linguagem e expressão musicais, tendo como eixo o desenvolvimento da percepção. O aluno compreende, expressa e dialoga com o mundo à sua volta de maneira singular, através da sensibilidade proporcionada por sua essência sonora primitiva e organizada.

Oque os alunos vão aprender?

ARTES DO CORPO

- Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

- Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

- Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

- Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Oque os alunos vão aprender?

ARTES VISUAIS

- Figura Humana: analisar e praticar o desenho de figuras humanas através da apreciação de obras visuais desenvolvidas ao longo da história da arte.

- História da arte(Arte Medieval, Renascimento, Barroco, Rococó e Neoclássico): pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais em obras de arte de diferentes épocas contextualizando-os no tempo e no espaço.

- Manifestações culturais no Brasil: pesquisar e valoriza o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura brasileira.

Oque os alunos vão aprender?

MÚSICA

- Analisar o estilo musical “Reggae Music”, contextualizando-o no tempo e no espaço.

- Analisar e exercitar elementos da linguagem musical, por meio de recursos tecnológicos, canções e práticas de ex-pressão

- Usar instrumentos musicais diversos (convencionais e não convencionais) para expressar ideias individuais e coletivas; Fazer uso da notação musical (tradicional e alternativa), para registrar e elaborar obras musicais individuais e coletivas

- Desenvolver improvisações, composições, interpretações e arranjos, utilizando vozes e instrumentos(convencionais ou não), para expressar ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

PERFIL: Regina Fanin

Regina é a nossa teacher com mais tempo de casa! Conosco desde 1986, ela já foi professora de centenas de estudantes. Querida por todos seus alunos e colegas de trabalho, é atenciosa e muito comprometida. Este ano ela está à frente da turma do Year 3, nas matérias dadas em Língua Portuguesa.

Formada em Pedagogia (Faculdades Integradas Campos Salles)

Licenciatura plena com habilitação para orientação educacional e magistério da matérias pedagógicas de 2º grau

 

Formação Complementar

Curso de “Alfabetização sem cartilha” (Centro de Estudos Pedagógicos Galileu Galilei)

Curso “O construtivismo na sala de aula” (Centro de Estudos Pedagógicos Galileu Galilei)

Formação inicial e continuada da metodologia Mind Lab (Menteinovadora)

Formação continuada e em serviço da metodologia Mind Lab (Menteinovadora)

 

Certificações Maple Bear 

1ª Jornada Pedagógica de Língua Portuguesa 

Desenvolvimento profissional em Years 2 e 3 - Língua Portuguesa

Desenvolvimento profissional em processo de escrita Years 1-5

Currículo de Artes Integradas - Year 6

 

O CURRÍCULO
DE ARTES INTEGRADAS

Visual | Cênica | Música

O núcleo das Artes da Escola Fernão Gaivota-Maple Bear Alphaville é composto pelas matérias Artes Visuais, Smart, Artes do Corpo e Música, que se unem no desenvolvimento de um projeto coletivo: promover o conhecimento das linguagens artísticas como um todo e unir a comunidade escolarem prol da expressão cultural, fortalecendo os laços entre todos os envolvidos.

Para além de um currículo anualmente alinhado, às áreas também se encontram em eventos específicos tais como a Festa Junina, o FG festival, além do suporte em outros projetos da escola.

 

 

 

                 Artes do Corpo
                 (Y6aY9)
                 Professora: Gabriela Caraffa

                ArtesVisuais
                  (Y6 a 3ª a série do Ensino Médio)
                 Professora: Daniela Pacheco Ponte

                 Música
                 Professor: João Thiago Delgado

 

 

 

 

ARTES DO CORPO

O currículo de artes do corpo e artes cênicas tem como objetivo desenvolveras habilidades das artes cênicas como linguagem, trabalhando elementos da linguagem da dança e do movimento, os fatores do movimento e os processos de criação em dança e teatro.

Propondo a ampliação de interações dos alunos com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos.

O objetivo é adquirir e aprofundar conhecimentos nas linguagens artísticas permitindo que o aluno possa se expressar através do uso do corpo e do teatro como manifestação de seus desejos e discursos.

A dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicadas no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.

 

ARTES VISUAIS

Disciplina ministrada em inglês. O currículo de Artes Visuais concentra-se no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados aos processos artísticos, culturais, de comunicação e de expressão.

As Artes Visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças, conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística, produção cultural, pensamento crítico individual e coletivo.

Nas aulas de Artes os alunos aprendem através de aulas explicativas, vídeos, artigos e debates, e especialmente, através de atividades práticas, utilizando diversos materiais e recursos, com o intuito de aprender novas técnicas e estilos estéticos e consolidar conteúdos, com a intenção de proporcionar ao estudante ferramentas para o entendimento das artes e a auto-expressão.

MÚSICA

O currículo de Música pretende desenvolver principalmente habilidades específicas da linguagem musical, por meio da percepção e apreciação, uso e funções da música em seus contextos de produção, relacionados às práticas musicais em diferentes dimensões sociais, culturais e históricas.

As vivências em Música permitem aos alunos a possibilidade de adquirir, gradativamente, competência sem linguagem e expressão musicais, tendo como eixo o desenvolvimento da percepção. O aluno compreende, expressa e dialoga com o mundo à sua volta de maneira singular, através da sensibilidade proporcionada por sua essência sonora primitiva e organizada.

 

Oque os alunos vão aprender?

ARTES DO CORPO

- Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

- Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

- Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

- Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Oque os alunos vão aprender?

ARTES VISUAIS

- Elementos básicos e princípios da arte: analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, etc.)na apreciação de diferentes produções artísticas experimentando diferentes formas de expressão.

- História da arte: arte pré- histórica e primeiras civilizações: Arte Egípcia, Grega e Romana. Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais em obras de arte de diferentes épocas contextualizando-os no tempo e no espaço.

- Manifestações culturais no Brasil: pesquisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura brasileira.

Oque os alunos vão aprender?

MÚSICA

- Analisar o estilo musical “Rock’n'roll”, contextualizando no tempo e no espaço.

- Analisar e exercitar elementos da linguagem musical, por meio de recursos tecnológicos, canções e práticas de ex-pressão

- Usar instrumentos musicais diversos (convencionais e não convencionais) para expressar ideias individuais e coletivas; Fazer uso da notação musical (tradicional e alternativa), para registrar e elaborar obras musicais individuais e coletivas

- Desenvolver improvisações, composições, interpretações e arranjos, utilizando vozes e instrumentos(convencionais ou não), para expressar ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

 

PERFIL: Noemi Bileski de Abreu Ferraz

A Noemi tem aquele perfil de professora que não tem como os alunos não amarem! Professora do integral e de pilates, ela coloca todo mundo pra se movimentar! Dedicada, carismática e atenciosa, Noemi integra nosso time de educadores desde 2015!

Professora do Integral do Ensino Fundamental Séries Iniciais (atividades extracurriculares) e Professora de Pilates
Graduada em enfermagem pela Universidade Anhembi Morumbi
Enfermeira obstetra pelo Centro Universitário São Camilo
Mestre em Ciências pela Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo
Instrutora de Pilates (Korper Studio Pilates) 
Cursando Pedagogia e Educação Física

Formação Complementar 

Curso Pilates Kids 

 

Certificação Maple Bear

Emergency Preparedness

 

Agregador de blogs

Cardápios de setembro de 2021
Cardápios de agosto de 2021
Debate e reflexão sobre grandes questões contemporâneas através de uma experiência além da sala de aula são os objetivos de novos formatos de aprendizagem das escolas. Um exemplo são as simulações
RSS (Abre uma nova janela)