BLOG

Itens com a tag integral .

Grade de Maio: Culinária do Integral - Ensino Fundamental I

culinaria, aula de culinaria, criança na cozinha

Todas as sextas-feiras, os alunos do Ensino Fundamental I da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville que estão matriculados no período integral participam das aulas de culinária. Das 14h às 16h, os estudantes sob a supervisão das professoras Luana Villant e Noemi Ferraz, preparam receitas saudáveis e nutritivas.

A escola disponibiliza as opções de dias avulsos ou mensais para o período integral. Para saber mais informações sobre valores, o responsável deve entrar em contato diretamente com a secretaria. da escola através do e-mail: atendimento@fernaogaivota.com.br.

Confira a seguir as receitas que serão preparadas no mês de maio:

04/05 - Bentô Box

O bentô box é a marmita japonesa. Elas são feitas de forma caprichada, organizada e podem ser bem divertidas para as crianças, com receitas em formas de animais. Nesta aula, os alunos farão a versão com oniguiris, conserva de pepinos e outros vegetais.

11/05 - Sobremesa de morango do tipo “Pétit Suisse” com inhame 

Versão super saudável e gostosa da tradicional sobremesa “Pétit Suisse” de morango.

18/05 - Croque Madame 

Versão deliciosa do “Croque Monsieur”, assado com um ovo de gema mole.

25/05 - Nachos

Deliciosa e tradicional receita mexicana com tortilhas de milho, carne, queijo, guacamole, sour cream e saladinha de alface e tomates.

 

Sobre a aula de culinária

As aulas de culinária possibilitam que os alunos aprendam sobre a origem dos alimentos, entrem em contato com os alimentos in natura, descubram seus aromas, formas, cores e texturas, de modo que passem a valorizar os processos de preparo e a preferência por alimentos mais naturais.

“Ao estimular o interesse dos alunos pelo ato de cozinhar, espera-se formar adultos autônomos no preparo de suas refeições, diminuindo a dependência de produtos altamente industrializados e de baixo valor nutricional. Além disso, durante as atividades o senso do coletivo, do trabalho em equipe e da colaboração com o próximo é reforçado, pois cada receita é realizada por todos com um objetivo em comum”, explica a professora Noemi Ferraz.

Alunos preparam receita com abobrinhas colhidas da horta da escola

escola fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, aula de culinária, receita criança, receita bolo, receita bolo saudável, receita bolo de chocolate, bolo de chocolate, bolo abobrinha

Cozinhar é uma arte que requer habilidade, mas acima de tudo criatividade. Na aula de culinária, os alunos do integral do Ensino Fundamental I e as professoras Noemi e Luana, prepararam uma receita com um dos ingredientes da horta da escola: abobrinhas. E ao contrário, do que imaginam a receita foi de uma sobremesa: Chocolate Chip Zucchini Bread.

“A receita foi inspirada pela colheita de abobrinhas da horta da escola. Elas cresceram, se espalharam e nós aproveitamos. O alunos prepararam esse delicioso bolo com gotas de chocolate e abobrinha ralada, o que o tornou extremamente molhadinho e delicioso”, comentou a professora Noemi.

Achou interessante a receita? Então anote como fazer!

escola fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, aula de culinária, receita criança, receita bolo, receita bolo saudável, receita bolo de chocolate, bolo de chocolate, bolo abobrinha

Chocolate chip zucchini bread

Ingredientes

1½ xícara de farinha de trigo

½ colher (sopa) de fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de canela em pó

1 pitada de noz moscada em pó

1 ovo

½ xícara de óleo de canola

½ xícara de açúcar mascavo

½ xícara de açúcar

½ xícara de iogurte grego

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

1 xícara de abobrinha ralada

1 xícara de gotas de chocolate meio amargo

 

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média por 10 minutos. Unte uma forma retangular com margarina e farinha e reserve. Em uma vasilha grande, misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela e a noz moscada. Em outra vasilha, misture o ovo, os açúcares, o iogurte grego e o extrato de baunilha até obter uma mistura homogênea. Misture os ingredientes das duas vasilhas com delicadeza, sem bater muito. Adicione a abobrinha e as gotas de chocolate. Coloque a mistura na forma untada e asse por 40 a 50 minutos, até que asse completamente por dentro. Retire do forno e sirva!

Uma pequena mostra do trabalho realizado no Integral do Fernão

Nestes dois vídeos a seguir você poderá ter uma ideia do trabalho realizado com os alunos nas turmas do Integral do Fernão, manhã e tarde.

Oficinas de culinária, brinquedoteca, criação de jogos e objetos a partir de materiais recicláveis, um mundo de magia e brincadeiras criados e orientados pelas Professoras Maria Antonia Santos - Teacher Mamá e Caroline Pereira de Andrade - Teacher Carol.

Apreciem sem moderação!

Integral Infantil se aquecendo para a Festa Junina

Durante jogos e brincadeiras do Integral Infantil, aproveitamos para treinar com alguns brinquedos para a nossa Festa Junina!

Brinquedoteca

As crianças curtiram muito! E muitos dos brinquedos feitos pelos alunos com material reciclável sob a orientação da professora Maria Antonia dos Santos, brinquedista de mão cheia.

Brinquedoteca

Alguns destes momentos você confere nas fotos!

Brinquedoteca

Esperamos você na nossa Festa Junina!

Anote aí: dia 11 de junho, sábado, das 11h às 15h.

Venha se divertir com a gente!

Maria Antonia Santos - Caroline Andrade

 

Biscoitinhos deliciosos na Culinária do Integral do Infantil

Nas últimas aulas de culinária do perído integral da Educação Infantil, as crianças curtiram muito fazer uma receita de biscoitos!

Colocaram a mão na massa e a produção foi incrível! Uma delícia!

Confiram nas fotos!

Culinária do Integral

Culinária do Integral

Agregador de blogs

Cardápios de Outubro de 2019
Cardápios de Setembro de 2019
Cardápios de Agosto de 2019
Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville promove evento “portas abertas” no sábado (17/08)
Cardápios de Junho de 2019
RSS (Abre uma nova janela)