BLOG

Itens com a tag literatura .

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 9

Miss Maila Yasmin
maila.piauhy@fernaogaivota.com.br

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam o desenvolvimentodas habilidades de leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulasdiferenciadas, respeitando a individualidade e encorajando os diferentes estilos deaprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos,textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos econhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, são portanto desafiados ademonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram, através deatividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantesdesenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentesgêneros e tipos textuais, além de praticarem diversas categorias de escrita, como aprosa, a poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa.
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivamos estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, a conectá-los a outrostextos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais, construindo dessamaneira um repertório. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos,questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novasoportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso propicia o pensamento crítico,a resolução de problemas e desenvolve habilidades analíticas que são necessáriaspara o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 9
SELF DISCOVERY - SOCIAL JUSTICE -LITERATURE & HISTORY - HUMOR

 No primeiro trimestre de ELA, os estudantes lerão a obra "The House on Mango Street", de Sandra Cisneros, publicada na década de 80, trazendo temas atuais como herança cultural, feminismo e maturidade. A leitura dessa obra será feita de modo intercalado, em aula e também de modo independente pelos estudantes que serão desafiados a demonstrar a compreensão interpretativa e crítica da leitura. Tal demonstração será conduzida e realizada através de discussões orais durante as aulas, de atividades de conexão com o repertório de cada um, além de atividades escritas como respostas de leitura, textos criativos e textos argumentativos.

 O segundo trimestre tem como tema o combo dasduas unidades "Justiça Social" e "Literatura &História". Para a primeira, os estudantesparticiparão de um "clube de leitura" de PictureBooks acerca do tema, com os demais colegas declasse. O formato Picture Book é muito rico paradesenvolver as habilidades de leitura dasrepresentações não-verbais, tão atuais e cada vezusadas. Nessa unidade, será proposta a reflexãoindividual e em grupos sobre as questões queenvolvem justiça social e de direitos humanos.Ao final dela, os estudantes produzirão sua própriarepresentação visual sobre o tema, através de umensaio fotográfico.

 Na unidade "Literatura & História", os estudantes compreenderão como a alegoria é utilizada na representação de eventos históricos, como a Revolução Russa, no clássico "Animal Farm" (Revolução dos bichos), de George Orwell. Desenvolverão ainda leitura crítica para reconhecer textos tendenciosos e sentidos implícitos, culminando na produção de uma propaganda autoral, usando os elementos estudados na unidade.

 O terceiro trimestre abordará o "Humor" nas artes, discutindo e diferenciando conceitos em torno do humor, trabalhando ironia e sátira. As obras do trimestre serão a peça de comédia, "Twelfth Night" (Noite de Reis) de William Shakespeare e o filme "The Princess Bride" (A Princesa Prometida). Ao final, os estudantes irão elaborar um poema, aplicando as técnicas literárias estudadas, além de um editorial sobre o filme e a peça trabalhados.

 Por fim, na unidade "Isso é o Meu Melhor", os estudantes irão refletir sobre os temas trabalhados ao longo do ano e desenvolver uma atividade escrita que será uma memória sobre algo que realmente os impactou durante as unidades. Além disso, os estudantes vão escolher seus melhores trabalhos para montar um portfólio final de ELA

 As obras literárias utilizadas ao longo do ano poderão ser adquiridas em formato físico ou digital. Os Picture Books serão fornecidos pela escola para empréstimo, portanto os pais não precisam se preocupar com a compra deles. Durante os trimestres, indicações feitas aos estudantes, de filmes ou documentários para trabalho em sala de aula, poderão ser assistidas em família.

 As datas de reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais serão notificadas com antecedência. Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes estarem preparados para participar de nossas aulas, de serem pontuais e de estarem, de preferência, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online.

 Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Maila Yasmin

Save The Date: Café com Letras

escola fernão gaivota, fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, alphaville, escola alphaville, café com letras

Projeto Literário

Formação de pequenos grandes leitores

"A Educação Infantil tem como importante objetivo contribuir para a formação de leitores autônomos e proficientes, que valorizem a escrita como fonte de informação, recurso de acompanhamento e participação em processos sociais, meio de entretenimento, apuração do senso estético e cultivo de espírito."
Virginia Balau. Programa Maple Bear. Orientação para Trabalho com Literatura Infantil
“Formação de pequenos grandes leitores”. Primeira jornada pedagógica, janeiro 2007.
 
No Intermediate, iniciamos o projeto com o livro do Elmer, o elefante xadrez!
As crianças adoraram a história e com as letras móveis montaram o nome do Elmer, desenharam e pintaram o elefante!

 

Cristina Callegares Chen
Professora - Educação Infantil

Morte e Vida Severina em Desenho Animado

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
Denise Gomes Lima
Professora de Língua Portuguesa – Ensino Médio

Dona moça Literatura...

Quando se inicia o Ensino Médio, os alunos são apresentados a várias disciplinas que têm como foco capacitá-los para os muitos vestibulares e para o sem fim de profissões disponíveis no mercado. Mas entre todas essas disciplinas, uma sai da linha de mansinho e brinca de amarelinha entre o dever do conteúdo e o prazer do faz de conta... A literatura.

 
Vez por outra o pulo é rápido, com o vigor das primeiras aventuras juvenis; daí ela se faz toda cheia de verdades, com os estudos e análises sobre a linguagem, a personagem e suas vantagens. Depois, em um rápido zigue-zague, rodopia, salta e se faz imagem, explodindo em sons, em gostos, em vontades...
 
Lançasse outra vez a pedrinha, e lá está ela: toda pomposa, cheia de histórias, disposta e com ar sedutor. Envolvente, como a sereia, planejando levar o leitor ao mais profundo oceano de possibilidades, intencionalidades sempre continuáveis... Guiando-o com seus longos cílios de Ariadne...
 
A brincadeira prossegue, leve e docemente, a vemos colocando sonhos em potes, séria, sisuda, sonolenta; como aquelas senhoras velhas que guardam a alegria e a saúde em pequenas caixinhas, sempre destinadas aos netos, aos fins de semana, aos fins de domingo, aos fins... Que geram começos, que levam aos meios e faz com que nossa dona moça Literatura não tenha freio. Ainda bem!!!
 
Denise Gomes Lima
Professora de Língua Portuguesa – Ensino Médio

Agregador de blogs

Cardápio semanal de 03 a 07 de abril
Cardápio semanal de 26 a 30 de abril
O estudante Bruno Bonin Krug, que hoje cursa a 1ª série do Ensino Médio, foi premiado com a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2020.
Conheça o perfil dos nossos educadores!
Conheça o perfil dos nossos educadores!
RSS (Abre uma nova janela)