BLOG

Itens com a tag literatura .

Save The Date: Café com Letras

escola fernão gaivota, fernão gaivota, maple bear, maple bear alphaville, alphaville, escola alphaville, café com letras

Projeto Literário

Formação de pequenos grandes leitores

"A Educação Infantil tem como importante objetivo contribuir para a formação de leitores autônomos e proficientes, que valorizem a escrita como fonte de informação, recurso de acompanhamento e participação em processos sociais, meio de entretenimento, apuração do senso estético e cultivo de espírito."
Virginia Balau. Programa Maple Bear. Orientação para Trabalho com Literatura Infantil
“Formação de pequenos grandes leitores”. Primeira jornada pedagógica, janeiro 2007.
 
No Intermediate, iniciamos o projeto com o livro do Elmer, o elefante xadrez!
As crianças adoraram a história e com as letras móveis montaram o nome do Elmer, desenharam e pintaram o elefante!

 

Cristina Callegares Chen
Professora - Educação Infantil

Morte e Vida Severina em Desenho Animado

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
Denise Gomes Lima
Professora de Língua Portuguesa – Ensino Médio

Dona moça Literatura...

Quando se inicia o Ensino Médio, os alunos são apresentados a várias disciplinas que têm como foco capacitá-los para os muitos vestibulares e para o sem fim de profissões disponíveis no mercado. Mas entre todas essas disciplinas, uma sai da linha de mansinho e brinca de amarelinha entre o dever do conteúdo e o prazer do faz de conta... A literatura.

 
Vez por outra o pulo é rápido, com o vigor das primeiras aventuras juvenis; daí ela se faz toda cheia de verdades, com os estudos e análises sobre a linguagem, a personagem e suas vantagens. Depois, em um rápido zigue-zague, rodopia, salta e se faz imagem, explodindo em sons, em gostos, em vontades...
 
Lançasse outra vez a pedrinha, e lá está ela: toda pomposa, cheia de histórias, disposta e com ar sedutor. Envolvente, como a sereia, planejando levar o leitor ao mais profundo oceano de possibilidades, intencionalidades sempre continuáveis... Guiando-o com seus longos cílios de Ariadne...
 
A brincadeira prossegue, leve e docemente, a vemos colocando sonhos em potes, séria, sisuda, sonolenta; como aquelas senhoras velhas que guardam a alegria e a saúde em pequenas caixinhas, sempre destinadas aos netos, aos fins de semana, aos fins de domingo, aos fins... Que geram começos, que levam aos meios e faz com que nossa dona moça Literatura não tenha freio. Ainda bem!!!
 
Denise Gomes Lima
Professora de Língua Portuguesa – Ensino Médio

Agregador de blogs

Cardápios de Outubro de 2019
Cardápios de Setembro de 2019
Cardápios de Agosto de 2019
Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville promove evento “portas abertas” no sábado (17/08)
Cardápios de Junho de 2019
RSS (Abre uma nova janela)