Sobre o TOEFL


O Fernão Gaivota aplica anualmente aos alunos do Fundamental II e Ensino Médio o Teste TOEFL® Junior™, certificação internacional que avalia as seguintes competências de comunicação em inglês:
  • Listening Comprehension – Compreensão auditiva; 
  • Reading Comprehension – Compreensão de leitura; 
  • Language Form and Meaning – Forma e significado do idioma. 

 

Listening Comprehension - Compreensão auditiva:

O Teste TOEFL Junior avalia o grau de habilidade de compreensão oral do aluno, representativo do ambiente educacional do inglês de nível intermediário. 
Isso inclui três tipos de capacidade de compreensão oral:
  • Capacidade de entender a comunicação oral para propósitos básicos e interpessoais:
Nos ambientes educacionais que usam o idioma inglês, o aluno deve ser capaz de compreender conversas sobre assuntos cotidianos relacionados aos tópicos que ocorrem no ambiente escolar.
Isso inclui a capacidade de entender ideias principais e detalhes importantes, o propósito de quem fala e a capacidade de interpretar corretamente características da métrica e pronunciação do idioma.
  • Capacidade de compreender a comunicação oral para propósito de instruções:
Nestes ambientes educacionais, o aluno deve ser capaz de compreender a linguagem que os professores e funcionários da escola usam para diversos propósitos, além da apresentação de conteúdo acadêmico. Isso inclui a linguagem que ocorre dentro ou fora da sala de aula e que compreende várias funções de linguagem.
  • Capacidade de compreender a comunicação oral para propósitos acadêmicos:

O aluno precisa ser capaz de compreender as ideias apresentadas em uma palestra ou em uma discussão baseada em material acadêmico, que variam no grau de formalidade e refletem as características típicas da linguagem oral.
Ao ouvir apresentações de material acadêmico, o aluno deve entender as ideias principais e os detalhes importantes, fazer inferências, reconhecer o propósito do comunicador, e as importantes estruturas retóricas na apresentação do mesmo. 

Reading Comprehension - Compreensão de leitura:

O Teste TOEFL® Junior avalia o grau de capacidade do aluno para leitura típica do ambiente educacional 
que utiliza inglês. Isso inclui dois tipos gerais de leitura:
  • A capacidade de ler e compreender textos acadêmicos:
O aluno precisa ser capaz de ler e compreender textos acadêmicos em uma variada gama de gêneros (expositivo, biográfico, literário) em diversas matérias (artes, filosofia, ciências, história, geografia, etc.) e textos com nível de dificuldade tipicamente usados em aulas de inglês. 
Ao ler estes textos, o aluno deve entender as principais ideias e informações de apoio para fazer inferências e para entender vocabulário chave e coesão dentro do texto. 
Como acontece na compreensão oral, a leitura de textos não deve exigir nenhum conhecimento específico prévio, mas exigirá, às vezes, que o aluno leia para adquirir novas informações em um contexto acadêmico.
  • A capacidade de ler e compreender textos não acadêmicos:

O aluno também precisa ser capaz de ler textos não acadêmicos de diversos tipos, tais como correspondência (e-mails ou cartas), textos jornalísticos, redações e outras formas de textos (folhetos, anúncios, programas, etc.). 

Language Form & Meaning - Forma e significado do idioma:

Ao desenvolver a proficiência em inglês necessária para ambientes de escola que utilizam esse idioma, as competências de comunicação, como compreensão oral e compreensão de leitura, são de fundamental importância. Contudo, para o aluno que está aprendendo em contextos internacionais, as competências de apoio, como gramática e vocabulário, também têm um papel significativo, pois auxiliam no desenvolvimento das competências de comunicação. 
Ao desenvolver as competências de apoio, é importante que o aluno não se concentre exclusivamente na forma, mas que aprenda as formas do inglês como uma ferramenta para criar uma gama de significados em uma variedade de contextos. 
Saiba mais em www.toefl.org.