Sobre o TOEFL

O Fernão Gaivota aplica anualmente aos alunos do Fundamental II e Ensino Médio o Teste TOEFL® Junior™, certificação internacional que avalia as seguintes competências de comunicação em inglês:
- Listening Comprehension – Compreensão auditiva;
- Reading Comprehension – Compreensão de leitura;
- Language Form and Meaning – Forma e significado do idioma.
Listening Comprehension - Compreensão auditiva:
O Teste TOEFL Junior avalia o grau de habilidade de compreensão oral do aluno, representativo do ambiente educacional do inglês de nível intermediário.
Isso inclui três tipos de capacidade de compreensão oral:
- Capacidade de entender a comunicação oral para propósitos básicos e interpessoais:
Nos ambientes educacionais que usam o idioma inglês, o aluno deve ser capaz de compreender conversas sobre assuntos cotidianos relacionados aos tópicos que ocorrem no ambiente escolar.
Isso inclui a capacidade de entender ideias principais e detalhes importantes, o propósito de quem fala e a capacidade de interpretar corretamente características da métrica e pronunciação do idioma.
- Capacidade de compreender a comunicação oral para propósito de instruções:
Nestes ambientes educacionais, o aluno deve ser capaz de compreender a linguagem que os professores e funcionários da escola usam para diversos propósitos, além da apresentação de conteúdo acadêmico. Isso inclui a linguagem que ocorre dentro ou fora da sala de aula e que compreende várias funções de linguagem.
- Capacidade de compreender a comunicação oral para propósitos acadêmicos:
O aluno precisa ser capaz de compreender as ideias apresentadas em uma palestra ou em uma discussão baseada em material acadêmico, que variam no grau de formalidade e refletem as características típicas da linguagem oral.
Ao ouvir apresentações de material acadêmico, o aluno deve entender as ideias principais e os detalhes importantes, fazer inferências, reconhecer o propósito do comunicador, e as importantes estruturas retóricas na apresentação do mesmo.
Reading Comprehension - Compreensão de leitura:
O Teste TOEFL® Junior avalia o grau de capacidade do aluno para leitura típica do ambiente educacional
que utiliza inglês. Isso inclui dois tipos gerais de leitura:
- A capacidade de ler e compreender textos acadêmicos:
O aluno precisa ser capaz de ler e compreender textos acadêmicos em uma variada gama de gêneros (expositivo, biográfico, literário) em diversas matérias (artes, filosofia, ciências, história, geografia, etc.) e textos com nível de dificuldade tipicamente usados em aulas de inglês.
Ao ler estes textos, o aluno deve entender as principais ideias e informações de apoio para fazer inferências e para entender vocabulário chave e coesão dentro do texto.
Como acontece na compreensão oral, a leitura de textos não deve exigir nenhum conhecimento específico prévio, mas exigirá, às vezes, que o aluno leia para adquirir novas informações em um contexto acadêmico.
- A capacidade de ler e compreender textos não acadêmicos:
O aluno também precisa ser capaz de ler textos não acadêmicos de diversos tipos, tais como correspondência (e-mails ou cartas), textos jornalísticos, redações e outras formas de textos (folhetos, anúncios, programas, etc.).
Language Form & Meaning - Forma e significado do idioma:
Ao desenvolver a proficiência em inglês necessária para ambientes de escola que utilizam esse idioma, as competências de comunicação, como compreensão oral e compreensão de leitura, são de fundamental importância. Contudo, para o aluno que está aprendendo em contextos internacionais, as competências de apoio, como gramática e vocabulário, também têm um papel significativo, pois auxiliam no desenvolvimento das competências de comunicação.
Ao desenvolver as competências de apoio, é importante que o aluno não se concentre exclusivamente na forma, mas que aprenda as formas do inglês como uma ferramenta para criar uma gama de significados em uma variedade de contextos.