Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Xadrez e literatura: Uma abordagem multidisciplinar no Year 4

Atividade xadrez Year 4

No dia 25 de setembro, os alunos do Year 4 da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville realizaram uma atividade educativa especial focada no jogo de xadrez. A atividade faz parte da unidade 04 (Story Elements and Story Writing) do programa da Maple Bear Global Schools para o Year 4 do Ensino Fundamental I.

Durante a unidade, os alunos trabalharam o livro Fish in a Tree, que conta sobre uma menina com dislexia que se descobre uma ótima jogadora de xadrez. O objetivo da atividade era ampliar o entendimento dos alunos sobre os elementos da história e, ao mesmo tempo, introduzi-los no mundo estratégico do xadrez.

Como convidada para falar sobre o Xadrez, os alunos receberam a Renatta Porfirio. Renatta é deficiente visual desde a infância e é uma figura proeminente no mundo do xadrez. Renatta não apenas compartilhou sua paixão pelo jogo, mas também compartilhou sua jornada de superação e suas conquistas no xadrez, que incluem a participação em campeonatos. 

Para tornar a experiência mais envolvente, a sala de aula foi transformada em um tabuleiro de xadrez. Cada aluno recebeu uma tiara de cartolina representando uma peça  enquanto cones de plástico foram usados  como peões. 

“Uma das partes mais empolgantes da atividade foi quando os alunos se tornaram as próprias peças do jogo. Alguns assumiram papéis de “jogadores oficiais”, enquanto todos foram encorajados a pensar estrategicamente e colaborar antes de fazer suas jogadas. Eles também aprenderam a comunicar suas estratégias de forma clara, especificando a peça e o destino no tabuleiro.” Explica Mel Saad, professora responsável do Year 04.

“A presença da Renatta Porfirio, foi um destaque da atividade. Ela compartilhou sua paixão pelo jogo e sua jornada de superação, mostrando aos alunos que todos podem alcançar o sucesso, independentemente de obstáculos ou limitações. Além disso,  Renatta trouxe um tabuleiro de xadrez adaptado para deficientes visuais, tornando a experiência tátil e acessível. Esse tabuleiro apresenta casas claras em baixo relevo e casas escuras com textura elevada, bem como números e letras em alto relevo e braille.” Completou Mel.

Essa experiência de aprendizado fortaleceu valores como cooperação, inclusão e perseverança, preparando os alunos para desafios futuros.