BLOG

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 9

Miss Maila Yasmin
maila.piauhy@fernaogaivota.com.br

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam o desenvolvimentodas habilidades de leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulasdiferenciadas, respeitando a individualidade e encorajando os diferentes estilos deaprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos,textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos econhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, são portanto desafiados ademonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram, através deatividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantesdesenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentesgêneros e tipos textuais, além de praticarem diversas categorias de escrita, como aprosa, a poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa.
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivamos estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, a conectá-los a outrostextos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais, construindo dessamaneira um repertório. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos,questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novasoportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso propicia o pensamento crítico,a resolução de problemas e desenvolve habilidades analíticas que são necessáriaspara o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 9
SELF DISCOVERY - SOCIAL JUSTICE -LITERATURE & HISTORY - HUMOR

 No primeiro trimestre de ELA, os estudantes lerão a obra "The House on Mango Street", de Sandra Cisneros, publicada na década de 80, trazendo temas atuais como herança cultural, feminismo e maturidade. A leitura dessa obra será feita de modo intercalado, em aula e também de modo independente pelos estudantes que serão desafiados a demonstrar a compreensão interpretativa e crítica da leitura. Tal demonstração será conduzida e realizada através de discussões orais durante as aulas, de atividades de conexão com o repertório de cada um, além de atividades escritas como respostas de leitura, textos criativos e textos argumentativos.

 O segundo trimestre tem como tema o combo dasduas unidades "Justiça Social" e "Literatura &História". Para a primeira, os estudantesparticiparão de um "clube de leitura" de PictureBooks acerca do tema, com os demais colegas declasse. O formato Picture Book é muito rico paradesenvolver as habilidades de leitura dasrepresentações não-verbais, tão atuais e cada vezusadas. Nessa unidade, será proposta a reflexãoindividual e em grupos sobre as questões queenvolvem justiça social e de direitos humanos.Ao final dela, os estudantes produzirão sua própriarepresentação visual sobre o tema, através de umensaio fotográfico.

 Na unidade "Literatura & História", os estudantes compreenderão como a alegoria é utilizada na representação de eventos históricos, como a Revolução Russa, no clássico "Animal Farm" (Revolução dos bichos), de George Orwell. Desenvolverão ainda leitura crítica para reconhecer textos tendenciosos e sentidos implícitos, culminando na produção de uma propaganda autoral, usando os elementos estudados na unidade.

 O terceiro trimestre abordará o "Humor" nas artes, discutindo e diferenciando conceitos em torno do humor, trabalhando ironia e sátira. As obras do trimestre serão a peça de comédia, "Twelfth Night" (Noite de Reis) de William Shakespeare e o filme "The Princess Bride" (A Princesa Prometida). Ao final, os estudantes irão elaborar um poema, aplicando as técnicas literárias estudadas, além de um editorial sobre o filme e a peça trabalhados.

 Por fim, na unidade "Isso é o Meu Melhor", os estudantes irão refletir sobre os temas trabalhados ao longo do ano e desenvolver uma atividade escrita que será uma memória sobre algo que realmente os impactou durante as unidades. Além disso, os estudantes vão escolher seus melhores trabalhos para montar um portfólio final de ELA

 As obras literárias utilizadas ao longo do ano poderão ser adquiridas em formato físico ou digital. Os Picture Books serão fornecidos pela escola para empréstimo, portanto os pais não precisam se preocupar com a compra deles. Durante os trimestres, indicações feitas aos estudantes, de filmes ou documentários para trabalho em sala de aula, poderão ser assistidas em família.

 As datas de reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais serão notificadas com antecedência. Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes estarem preparados para participar de nossas aulas, de serem pontuais e de estarem, de preferência, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online.

 Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Maila Yasmin

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 8

Miss Evelyn Zanini
evelyn.christino@fernaogaivota.com.br

 

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam desenvolver em cada estudante as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulas diferenciadas que respeitam a individualidade e encorajam os diferentes estilos de aprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos, textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos e conhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, e são então desafiados a demonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram através de atividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantes desenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentes gêneros e tipos textuais e praticar diversas categorias de escrita incluindo poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa.
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivam os estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, conectá-los a outros
textos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos, questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novas oportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso enfatiza o pensamento crítico, a resolução de problemas e as habilidades
analíticas que são necessárias para o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 8
IQBAL - SOCIAL JUSTICE THROUGH LITERATURE - IDENTITY ANDBELONGING
THE GIVER- PERSUASIVE LANGUAGE TO INFLUENCE

PEOPLE

 No primeiro trimestre de ELA trabalharemos com a temática Direitos Humanos, os estudantes irão ler o livro “Iqbal” de Francesco D’adamo, que trata sobre  vulnerabilidade social, relações de trabalho e acesso à educação. Eles serão desafiados a fazer conexões com essa obra literária através de discussões em sala e produção escrita. Essa unidade também visa desenvolver o pensamento crítico, investigar diversas causas de injustiça social ao redor do mundo, refletir sobre modo de vida e hábitos e como esses podem impactar a vida de outras pessoas. Ao final desta unidade os estudantes deverão apresentar uma pesquisa, sobre um tema selecionado por eles, relatando situações em que crianças e adolescentes não têm seus direitos assegurados.

 Ainda no primeiro trimestre, daremos continuidade a temática de Direitos Humanos através do círculo literário, em que os estudantes lerão livros  independentemente, num cronograma pré-determinado, para  realizarem discussões e análise das obras literárias em grupos. Esses encontros com os grupos (durante as aulas) são essenciais para a produção escrita individual de reflexões sobre os livros e de uma análise crítica literária realizada no final da unidade.

 No segundo trimestre abordaremos a estrutura das narrativas. Os alunos terão a oportunidade de explorarem diversos contos e criarem os seus próprios, através das ilustrações de livros sem palavras. Posteriormente, os alunos lerão o livro “Things Not Seen” de Andrew Clements que nos guiará através de uma jornada para o auto-conhecimento, e a reflexão de como aspectos culturais, econômicos e sociais influenciam a construção de nossas identidades.

Os estudantes ainda irão aprender a interpretar figuras de linguagem em poemas e música.

 No último trimestre, trabalharemos a estrutura de textos informativos, persuasivos e poesia. O livro que os estudantes lerão durante o trimestre será o “The Giver” de Lois Lowry, que conta a história de um menino vivendo numa sociedade distópica aparentemente perfeita, mas que esconde perigosos segredos. Os estudantes criarão artigos informativos baseados em acontecimentos do livro, além de criarem textos e apresentações persuasivas para divulgarem aspectos da “comunidade” do livro. Encerraremos o ano interpretando poesias criticamente, os alunos irão analisar e empregar o uso da linguagem poética para produções escritas.

 Os livros do círculo literário, de contos e poesias serão fornecidos pela escola, seguindo todas as normas de segurança. Já os livros “Iqbal”, “Things Not Seen” e “The Giver” deverão ser adquiridos como material de uso pessoal, conforme enviado na lista de material. 

  As datas de reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais serão notificadas com antecedência.

 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes estarem preparados para participar de nossas aulas, de serem pontuais e de estarem, de preferência, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online.

 Sintam-se à vontade para entrar em contato  conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Evelyn Zanini

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 7

Miss Paula Bonaroti
paula.bonaroti@fernaogaivota.com.br

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam desenvolver em cada estudante as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulas diferenciadas que respeitam a individualidade e encorajam os diferentes estilos de aprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos, textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos e conhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, e são então desafiados a demonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram através de atividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantes desenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentes gêneros e tipos textuais e praticar diversas categorias de escrita incluindo poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa.
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivam os estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, conectá-los a outros textos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos, questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novas oportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso enfatiza o pensamento crítico, a resolução de problemas e as habilidades analíticas que são necessárias para o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 7
UNIDADES: BUILDING A CLASSROOM COMMUNITY - BRIDGE TO TERABITHIA - A YEAR IN
THE LIFE OF A TOTAL AND COMPLETE GENIUS - HARRY POTTER AND THE
PHYLOSOPHER`S STONE - POETRY - GLOBAL VILLAGE

 Durante o primeiro trimestre de ELA, os estudantes aprenderão sobre o conceito de comunidade, seu papel e responsabilidades dentro de sua comunidade escolar. Estudaremos sobre direitos e deveres essenciais para que sejam estabelecidos relacionamentos respeitosos e saudáveis. Nesse ano, é  imprescindível destacar como é possível construir uma comunidade virtual de aprendizagem.
Ainda no primeiro trimestre, discutiremos o tema: "Bullying no ambiente escolar", baseados no livro "Bridge to Terabithia", da autora: Katherine Paterson. O objetivo dessa unidade é despertar a sensibilidade dos alunos para discussões mais profundas sobre o tema, além de desenvolver estratégias de leitura e  compreensão de diferentes gêneros literários, e ampliar o vocabulário sobre lendas e mitos.

 No segundo trimestre os alunos se divertirão com o  livro "A Year in the Life of a Total and Complete Genius" , sobre o lado trágico e cômico vivido no início da adolescência. A autora Stacey Matson, aborda questões como: a contradição entre o certo e o errado, o ético e o antiético e formação de caráter, propondo assim uma complexa e real análise psicológica dessa faixa etária. Nessa unidade os alunos aprenderão sobre diferentes tipos de humor, produzirão textos de não ficção, criarão Memes sobre a literatura e revisarão o "future tense". Nesse mesmo trimestre, os estudantes lerão o sucesso mundial de J.K. Rowling, que deu origem ao filme; "Harry Potter and the Philosopher's Stone". Nessa unidade realizaremos uma análise critica da literatura, discussões em grupos e criação de uma história em quadrinhos.

  A unidade ''Poetry", programada para iniciar o  terceiro trimestre, apresentará as características do  gênero literário, marcado pela subjetividade, musicalidade e pela escrita em versos elaborados ou livres. Os estudantes poderão ampliar seu conhecimento e interesse pela leitura e escrita de poemas.

 O terceiro trimestre se encerra com a unidade mais reflexiva do programa Year 7: "Global Village", que promove aos alunos uma grande reflexão sociocultural. Além disso, disserta acerca da credibilidade dos meios de comunicação como internet, e expõe a questão da exclusão digital – realidade de países periféricos como o Brasil. Nessa unidade os alunos conhecerão e realizarão uma análise sobre os Direitos Humanos, aprenderão a avaliar e filtrar informações relevantes da internet para pesquisas, dividir responsabilidades nos trabalhos em grupo e avaliar sua produtividade, assim como criar um poema concreto baseado nas três literaturas estudadas: "I have the right to be a Child"; " Secret Path" e " If the World were a Village"

 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes estarem preparados para participar de nossas aulas, de serem pontuais e de estarem, de preferência, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online.

Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Paula Bonaroti

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 6

Mrs. Márcia Erthal

marcia.erthal@fernaogaivota.com.br

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam desenvolver em cada estudante as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulas diferenciadas que respeitam a individualidade e encorajam os diferentes estilos de aprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos, textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos e conhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, e são então desafiados a demonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram através de atividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantes desenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentes gêneros e tipos textuais e praticar diversas categorias de escrita incluindo poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa.
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivam os estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, conectá-los a outros textos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos, questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novas oportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso enfatiza o pensamento crítico, a resolução de problemas e as habilidades analíticas que são necessárias para o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

 

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 6

WRITERS WORKSHOP, GROWING UP, PEACE AND CONFLICT, NOVEL AND FANTASY, SPACE

Writers Workshop Unit (Oficina de Escritores)
 Esta unidade focará na introdução das sete características de uma boa escrita – ideia e conteúdo, organização, escolha de palavras, convenções, voz, fluência e apresentação. Estudantes terão a oportunidade de praticar cada uma das características acima por intermédio de atividades de escrita relacionadas a diversos livros de figuras lidos e discutidos em classe.


Growing Up Unit (Amadurecendo)
 Conforme estudantes vão avançando pelas séries do Middle Years, eles começam a descobrir seus lugares no mundo e consequentemente passam a assumir mais responsabilidade por suas ações. Esta unidade oferece a estudantes a oportunidade de explorar suas próprias identidades e conceitos além de desenvolver o desejo de aprender por meio de reflexões de sentimentos, imagem própria, ideias, crenças e valores. Estudantes discutirão literatura em termos de contexto, trama e personagens e
praticarão as habilidades de leitura, compreensão e interpretação de textos em livros e atividades propostas em classe.


Peace and Conflict Unit (Paz e Conflitos)
 Nesta unidade estudantes aprenderão a relação entre paz e conflito e terão a oportunidade de discutir e entender sobre as ideias de paz, conflitos, direitos e responsabilidades por meio de atividades, pesquisas e leituras de textos biográficos de ativistas famosos/as envolvidos/as com a divulgação da paz ao redor do mundo.

 

“Tuck Everlasting” Novel and Fantasy Unit (Romance “Tuck Everlasting” – Fantasia)
 Esta unidade é configurada para que estudantes possam explorar mundos e possibilidades alternativos, concentrando-se em diferentes tipos de gêneros clássicos e contemporâneos, incluindo fantasia. Estudantes lerão o romance “TuckEverlasting” juntamente com a classe e individualmente, e terão a oportunidade de usar a imaginação e intuição para explorar e entender as relações entre pessoas, comunidades e sociedades, de formas positivas e criativas, por meio de atividades e discussões em aula.


Space Unit (Espaço)
 Nesta unidade, estudantes irão se concentrar nas pessoas envolvidas na exploração espacial e o motivo pelo qual elas escolheram explorar o espaço. Por meio de leitura em voz alta, discussões, atividades, vídeos, pesquisas e biografias, estudantes compreenderão a relação entre espaço, tecnologia, inovação e as motivações das pessoas envolvidas. Além disso, terão a chance de aprender mais sobre equipamentos e meios de transporte necessários para viajar e viver no espaço, assim como os efeitos e impactos dos avanços tecnológicos da vida na Terra.


 As datas de reuniões de pais e professores e quaisquer outros eventos serão notificados com antecedência. Gostaríamos de reforçar a importância de os alunos serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas com todo o material necessário. No caso de aulas online, que estejam com as câmeras ligadas, e em um local silencioso e tranquilo.


Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas ou preocupações.

Atenciosamente,
Márcia Erthal

 

Cardápios de Fevereiro

 

Cardápio semanal de 1 a 5 fevereiro

Cardápio semanal de 08 a 12 fevereiro

Cardápio semanal de 22 a 26 fevereiro

Agregador de blogs

Cardápios de junho de 2021
Cardápios de maio de 2021
Através da Peper (Proteção Escolar Permanente), um produto da MetLife, nossos alunos contam com cobertura 24h, em caso de acidentes pessoais, ocorridos na escola ou fora dela, inclusive finais de
Confira o conteúdo do currículo de artes integradas para os estudantes de 2021 da turma do Year 8
Conheça o perfil dos nossos educadores!
RSS (Abre uma nova janela)