BLOG

Protocolos elaborados por hospitais de referência fazem o retorno às aulas mais seguros

educação pós pandemia, pandemia escolas, escola alphaville

Após a liberação do retorno às atividades presenciais nas instituições de educação básica do Estado de São Paulo, escolas particulares buscam a reabertura seguindo protocolos rígidos de saúde e biossegurança. 

A Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville retornou às atividades presenciais em outubro, após firmar parceria com o Sabará Hospital Infantil, referência em saúde pediátrica no Brasil. 

O objetivo da parceria foi auxiliar a escola para o retorno seguro às atividades presenciais, de acordo com o protocolo Sabará Volta às Aulas, bem como avaliar e orientar por telemedicina os casos suspeitos de COVID-19  na comunidade escolar, minimizando os riscos de contaminação e transmissão. 

“Para esse retorno seguro, fomos buscar orientações de quem mais entende de crianças. A equipe do hospital participou do nosso planejamento de reabertura, visita técnica para orientação dos nossos espaços físicos e treinamento da equipe escolar”, explica a diretora pedagógica Cidinha Rivetti. 
O Programa de Reabertura foi apresentado à comunidade escolar em uma live conduzida pelo Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, infectologista do Sabará Hospital Infantil.

Importante ressaltar, que embora o fechamento das escolas seja parte da resposta à pandemia, evidências atuais e experiência de outros países apoiam o conceito de que crianças e adolescentes podem retornar para a escola de maneira controlada que maximize os benefícios a sua saúde e minimize os riscos do ponto de vista da saúde pública.


Atividades remotas continuam até o final do ano letivo
Mesmo com a reabertura escalonada das turmas, a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville, a instituição que atende desde a Educação Infantil (a partir de 2 anos) até o Ensino Médio elaborou um cronograma cuidadoso para o atendimento presencial e remoto, contemplando todos os segmentos. “Afinal nosso ensino bilíngue não pode parar”, comenta Cidinha Rivetti. 

O retorno dos alunos à escola é gradual e para manter o percentual permitido pelo município, 30% dos alunos, foi preciso criar o que os especialistas chamam de bolhas, a fim de garantir que o aluno não seja exposto ao contato com outras pessoas que não seus pares. 
 
“Este ano foi e ainda será de muitos aprendizados, tanto para gestores, professores, alunos e pais. Reaprendemos a forma de ensinar, de trabalhar e de lidar com as relações interpessoais. Apesar do distanciamento, estamos muito próximos. Para os nossos alunos o mais importante com o retorno à escola será o convívio social. Este será o nosso propósito até o final do ano. Estamos confiantes”, comenta Cidinha.  

Cardápios de Março

 

Cardápio semanal de 2 a 6 março

Cardápio semanal de 9 a 13 de março

Cardápio semanal de 16 a 20 de março

Cardápio semanal de 23 a 27 de março

Cardápio semanal de 30 a 3 de março

Comunicado COVID-19

 

Prezados Pais e Responsáveis

 

A crise provocada pela rápida disseminação do Coronavírus, amplamente divulgada pelos órgãos responsáveis, pede que tomemos medidas drásticas para minimizar seus efeitos.

Neste momento, a direção da Escola Fernão Gaivota/Maple Bear Alphaville informa que suas atividades *presenciais* estarão suspensas para todos os alunos a partir do dia 18/03/20, quarta-feira, até que haja determinação contrária, emitida pelos órgãos federais e/ou estaduais.

Manteremos todos informados sobre as nossas ações.

Sua compreensão e apoio será determinante para que possamos ser bem sucedidos.

 

Atenciosamente

Direção e Coordenação

Cardápios de Fevereiro

 

Cardápio semanal de 10 a 14 de fevereiro

Cardápio semanal de 17 a 21 de fevereiro

Cardápio semanal de 27 a 28 de fevereiro

Cardápios de Janeiro de 2020

 

Cardápio semanal de 27 a 31 de Janeiro

Agregador de blogs

Cardápios de junho de 2021
Cardápios de maio de 2021
Através da Peper (Proteção Escolar Permanente), um produto da MetLife, nossos alunos contam com cobertura 24h, em caso de acidentes pessoais, ocorridos na escola ou fora dela, inclusive finais de
Confira o conteúdo do currículo de artes integradas para os estudantes de 2021 da turma do Year 8
Conheça o perfil dos nossos educadores!
RSS (Abre uma nova janela)