BLOG

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE MATH YEAR 6

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE MATH  YEAR 6

Daniel Kenji Nakanishi
daniel.nakanishi@fernaogaivota.com.br

Math Makes Sense, material usado nos programas de Math do Middle Years, proporciona a estudantes a oportunidade de criar conexões entre a matemática e o mundo real e com o que se aprende em outras disciplinas.

A instrução balanceada do Math Makes Sense possibilita que estudantesraciocinem, representem, comuniquem e argumentem matematicamente, demodo a favorecer a formulação e a resolução de problemas em umavariedade de contextos, utilizandoconceitos, procedimentos, fatos eferramentas matemáticas.

As aulas de Math são planejadas a fim de atender diferentes estilos de aprendizagem, permitindo que estudantes adquiram e demonstrem a aprendizagem de diferentes formas, escrita ou verbalmente através de palavras, números, figuras e usando materiais concretos. O programa inclui oportunidades de atividades em pares ou grupos para que estudantes possam compartilhar suas experiências e consolidar conceitos-chave para introduzir novas estratégias na resolução de problemas.

 

O que estudantes irão aprender em Math ao longo do Year 6
NUMBER PATTERNS; WHOLE NUMBERS; GEOMETRY; DECIMALS; DATA
MANAGEMENT; MEASUREMENT; FRACTIONS, PERCENT, RATIOS, AND
RATES; PERIMETER, AREA AND VOLUME; PROBABILITY

 

Unit Number Patterns (Padrões Numéricos)
A matemática baseia-se emprocurar padrões para que seja possível a expansão dos cálculos.
Nesta unidade estudantes irão identificar, estender e criar padrões, usá-los para explorar regras de divisibilidade, resolver equações simples, e usar os padrões para explorar os números positivos e negativos.

 

 

Unit Whole Numbers (Números Naturais)
Esta unidade permite que estudantes entendam todos os algoritmos aplicáveis das quatro operações básicas que serão essenciais para o avanço nos anos posteriores.
Estudantes irão ler e escrever os números na formaescrita, expandida e comum com o uso do dígitos, comparar e ordenar os números, identificar e descrever múltiplos, divisores, números primos e compostos, usar cálculo mental nas quatro operações básicas e calcular para resolver problemas.

 

 

Unit Data Management (Gestão de Dados)
Aqui se inicia a coleta de dados para que estudantes possam conduzir uma pesquisa e assim divulgar os resultados em diferentes formatos.
Estudantes irão analisar dados para fazer inferências, calcular média, mediana e moda, colocar e localizar pontos no plano cartesiano, escolher um gráfico apropriado para mostrar certos dados, desenhar e comparar gráficos de barras e de linhas.

 

 

 

Unit Geometry (Geometria)
Na geometria, estudantes irão manipular objetos para que possam desenhá-los em todas as duas diferentes formas. A habilidade de desenhar é incentivada uma vez que as ilustrações aparecem sempre no nosso cotidiano.
Estudantes irão estimar, medir e construir ângulos de até 360°, classificar figuras quanto ao número de lados e quanto ao número de ângulos, construir figuras planas, desenhar planificações e criar e desenhar objetos.

 

 

Unit Decimals (Números Decimais)
Na mídia sempre encontramos números para serem lidos e compreendidos. Estudantes devem saber converter estes números em diferentes formas para que possam trabalhar de forma correta.
Nesta unidade estudantes vão relacionar frações com decimais, representar, ler, escrever, comparar e ordenar os decimais, estimar e arredondar, usar as quatro operações básicas para calcular e resolver problemas.

 

 

O que estudantes irão aprender em Math ao longo do Year 6
NUMBER PATTERNS; WHOLE NUMBERS; GEOMETRY; DECIMALS; DATA
MANAGEMENT; MEASUREMENT; FRACTIONS, PERCENT, RATIOS, AND
RATES; PERIMETER, AREA AND VOLUME; PROBABILITY

 

Unit Measurement (Medida)
Em Measurement estudantes aprenderão a utilizar várias unidades corriqueiras do dia a dia que são primordiais para a compreensão de várias disciplinas como Geografia, Educação Física e Ciências, por exemplo. Nesta unidade estudantes irão relacionar os horários de 12h e 24h, estimar e contar até $10.000, desenvolver fórmulas para calcular a área de superfície e volume de prismas retangulares, relacionar medidas lineares, quadradas e cúbicas, comparar unidade de volume e capacidade e relacionar unidades de massa.

 

 

Unit Fractions, Percent, Ratios, and Rates (Frações, Porcentagens, Proporções e Taxas)
Estudantes irão relacionar número misto com frações impróprias, comparar, ordenar, e explorar adição e subtração de frações, relacionar porcentagens com frações e decimais, estimar e calcular porcentagens, usar proporções para comparar parte com parte e porte com o todo, explorar taxas e razões para resolver problemas. Quando se fala em compras, estes assuntos vêm à tona para que se possa comparar itens e fazer a melhor escolha.

 

Unit Perimeter, Area, and Volume (Perímetro, Área e Volume)
As habilidades de medir e calcular são incentivadas principalmente pela quantidade de profissões que exigem tais competências. Como sabemos, o erro de um cálculo pode colocar todo um trabalho em risco.
Assim, estudantes irão estimar, medir e calcular perímetro e área, explorar como as área de retângulos, paralelogramos e triângulos estão relacionadas, desenvolver e aplicar as fórmulas para as áreas desses polígonos e para o cálculo de volume e área de superfície de um prisma triangular.

 

Unit Probability (Probabilidade)
Aqui começa o entendimento das probabilidades que, por exemplo, são importantes para uma companhia de seguros. Eles necessitam saber quais as chances de algo ocorrer para que possam oferecer e vender seus serviços de forma eficaz. Estudantes irão contar resultados possíveis usando um diagrama de árvore, conduzir experimentos e comparar os resultados com predições e usar frações e porcentagens para o entendimento desses cálculos.

 

Gostaríamos de reforçar a importância de estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online. Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Daniel Kenji

Além da educação: escola em Alphaville oferece aos alunos e funcionários serviço gratuito de telemedicina

sabará, telemedicina, sabará nas escolas, escola alphaville, maple bear,

Com o cenário da pandemia da Covid-19 e o fechamento das escolas ao longo de 2020, as instituições de ensino privado foram buscar novos recursos além da área educacional. Ter um diferencial competitivo em um ano de incertezas foi a solução encontrada por algumas escolas particulares. 

Um destes exemplos foi com uma instituição particular localizada em Alphaville, na Grande São Paulo. Valorizando a importância da saúde e segurança de seus alunos, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville junto com o Sabará Hospital Infantil, oferecem o serviço de telemedicina a todos os alunos.

O serviço oferecido faz parte do Programa “Sabará nas escolas”, que oferece atendimento médico por telemedicina às crianças e adolescentes. Além disso, sabendo da importância de cuidar também dos professores e demais funcionários, o Sabará fechou parceria com a Conexa Saúde, player de saúde digital e maior plataforma de  telemedicina do país, para oferecer atendimento também aos adultos, auxiliando na condução dos casos suspeitos de Covid-19, para minimizar os riscos de contaminação e transmissão.  

Caso o aluno apresente algum sintoma, a escola consegue fazer um pronto atendimento virtual com um médico especialista e o responsável pela criança para que o acompanhe durante a consulta online. 

Porém o serviço de telemedicina vai além da prevenção e controle da Covid-19. Ele está disponível 24h por dia. Os alunos podem se consultar com os pediatras, por telemedicina não apenas nas escolas, mas também em casa. Os estudantes são atendidos remotamente em casos simples de urgência como irritações na pele, resfriados leves e diarreia.
“Como legado a pandemia trará aprimoramento nas mais diversas áreas, que vão desde de novos protocolos sanitários até a readequação do formato das aulas. Aqui nós fomos além, hoje oferecemos sem custo adicional o atendimento médico online para qualquer situação. Já recebemos elogios de pais de alunos e de nossos colaboradores que usaram a telemedicina”, comenta o Diretor Marcelo de Castro. 


Sobre a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville
Primeira instituição de ensino do bairro de Alphaville (região metropolitana de São Paulo), a Fernão Gaivota comemorou este ano 40 anos de fundação. A escola atende o segmento da Educação Infantil (a partir de 2 anos) até o Ensino Médio. 

Em 2007, buscando um diferencial educacional, adotou a metodologia bilíngue canadense da Maple Bear Global School, e com isso, foi a primeira escola da rede no Brasil. 

Após 14 anos de metodologia bilíngue, a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville é referência em sua região, sendo destaque em diversas olimpíadas do conhecimento, treinamento de corpo docente e áreas como a de tecnologia. Em 2020, a instituição recebeu o troféu Escolas de Referência, da Google, pela adoção da plataforma Google for Education nas atividades escolares e de gestão de equipe. 

Geekie Teste - Enem 2021

geekie, geekie teste, simulado enem, alphaville colégio, escola alphaville

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio possuem a oportunidade de realizar os simulados e testes para a prova do Enem 2021. Durante esta semana, os alunos têm disponível, através da plataforma da Geekie, uma série de questões para que eles avaliem como estão em relação ao conhecimento das áreas. Vale lembrar, que a Geekie tem a única plataforma de estudos oficial para o Enem com certificação do MEC.

Saiu da Mídia: Treinamento Professores

maple bear noticia, escola alphaville, educação alphaville, escola particular parnaíba

A capacitação do corpo docente da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville foi destaque em diversos portais de notícias. Da Agência O Globo até o Portal Mundo do Marketing, as reportagens comentam o diferencial que a escola proporciona aos educadores! Somente com a formação continuada da equipe é possível oferecer um ensino de qualidade aos alunos.

Confira os portais:

- Agência O Globo
- Portal Metropoles
- É Pop na Web
- Mundo do Marketing
- Portal Comunique-se

Maple Bear Training Session - Educação Infantil e Ensino Fundamental séries iniciais

maple bear, trainning, educação continuada, maple bear treinadora, alphaville, maple alphaville

De 05 a 16 de abril, as professoras do segmento da Educação Infantil e Ensino Fundamental, séries iniciais, terão sessões de treinamento com a educadora Renata Chaves, do time da Maple Bear Brasil.

Durante estas duas semanas, o Plano de Desenvolvimento Acadêmico será o foco, sempre buscando as melhores práticas para o melhor desenvolvimento dos estudantes.

A capacitação continuada da equipe pedagógica é um programa de controle de qualidade da Maple Bear Global School para garantir que a metodologia aplicada siga os padrões internacionais de qualidade. São momentos preciosos de compartilhamento que orientam as ações intencionais dos professores em sala de aula.

Anualmente a escola recebe a visita de treinadores canadenses que apoiam a nossa equipe para o desenvolvimento de um currículo de qualidade.

Devido às circunstâncias deste momento, os treinamentos estão sendo realizados à distância.

Agregador de blogs

Cardápios de junho de 2021
Cardápios de maio de 2021
Através da Peper (Proteção Escolar Permanente), um produto da MetLife, nossos alunos contam com cobertura 24h, em caso de acidentes pessoais, ocorridos na escola ou fora dela, inclusive finais de
Confira o conteúdo do currículo de artes integradas para os estudantes de 2021 da turma do Year 8
Conheça o perfil dos nossos educadores!
RSS (Abre uma nova janela)