BLOG

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE STUDENT LEADERSHIP E PROJETO DE VIDA YEAR 12

Miss Ana Lourenço
ana.lourenco@fernaogaivota.com.br

O programa de Student Leadership da Maple Bear busca construir e estabelecer um mindset de liderança dentro de cada estudante, permitindo que estudantes desenvolvam uma maior compreensão de quem são e do potencial que possuem para serem líderes eficazes e carismáticas/os em sua vida pessoal, escolar e comunitária. O programa é composto por dois componentes: o primeiro é instrucional, por meio do qual estudantes são expostas/os aos ideais de um mindset de crescimento na medida em que aprendem uma variedade de habilidades que proporcionam a base para que tenham sucesso em suas atividades atuais e futuras. Já o segundo aspecto do programa é um componente de prática de aprendizagem através de trabalho voluntário, onde estudantes identificarão necessidades da escola e/ou comunidade e irão aplicar as habilidades aprendidas na parte instrucional para planejar e entregar projetos e eventos que visam trazer mudanças positivas.

Semelhantemente, Projeto de Vida, programa oferecido pela Geekie e inspirado na disciplina de Stanford e no livro Designing your life: how to build a well-lived joyful life (Burnett & Evans), oferece a estudantes do Ensino Médio uma oportunidade para que desenvolvam autonomia para desenhar o percurso da própria vida e identificar seus principais desafios, aptidões, sonhos e ambições a fim de definir estratégias que as/os ajudem a se tornar a pessoa que desejam ser.

Neste ano, os programas Student Leadership e Projeto de Vida serão integrados em uma única disciplina que faz parte dos Itinerários Formativos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio.

O que os estudantes irão desenvolver
em Student Leadership e Projeto de Vida ao

longo do Year 12

Durante o primeiro trimestre, estudantes irão revisar as práticas de liderança exemplar apresentadas no Year 10 e reforçaremos a importância das conexões humanas na vida de uma/um líder, e como a compaixão e a empatia são qualidades necessárias para uma liderança eficaz e autêntica. Além disso, para serem boas e bons líderes, o autoconhecimento é a chave. Estudantes serão instigadas/os a fazer uma autorreflexão sobre quem são, o que gostam, o que fazem bem e como podem contribuir para a sociedade. Também terão a oportunidade de levantar referências inspiradoras em outras pessoas e reconhecer os comportamentos de liderança e as atitudes de sucesso das mesmas. Irão ainda aprender sobre os dois tipos de mindset (fixo e de crescimento) e sobre como aprender com o fracasso. Por fim, aprenderão a importância do autocuidado através de uma série de hábitos e atividades que podem ser incorporadas em sua vida cotidiana para apoiar e promover sua saúde e bem-estar físico, emocional, espiritual e social.

Já no segundo trimestre, estudantes irão compreender toda a evolução do mercado de trabalho, como eram as profissões e suas escolhas e como é esse processo hoje. Também irão pesquisar e descrever o futuro das profissões, o que já existe de novo e quais profissões ainda podem existir. Ainda serão estimuladas/os a exercer a criatividade e a desenvolver habilidades como argumentação, autoconhecimento e comunicação, a fim de construírem suas próprias narrativas.

Ainda no segundo trimestre estudantes serão convidadas/os a compreender, de forma prática, o método do design thinking na construção de soluções objetivas e subjetivas, aprendendo a lidar com frustrações e com os próprios erros para replanejar a rota quando preciso, bem como realizar a análise da relação de foco e esforço no resultado. Ainda, conhecerão mais duas práticas de liderança exemplar: "Challenge the Process" e "Enable Others to Act".

Por fim, no terceiro trimestre, desenvolverão a habilidade de falar em público e, utilizando o design thinking, irão praticar a análise crítica, empatia e colaboração ao analisar projetos das/os colegas, desenvolvendo a última prática
de liderança exemplar: "Encourage the Heart". O último trimestre é também o momento de fazer uma reflexão crítica dos aprendizados alcançados neste ano para que possam ser aproveitados nos projetos e planos futuros.

Como muitas das aulas de Student Leadership envolvem práticas ativas, estamos felizes de voltar em parte com as aulas presenciais, sempre respeitando os protocolos de segurança.
Gostaríamos de reforçar a importância dos estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas on-line, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo.

Durante os trimestres vocês receberão dicas de filmes e documentários sobre os temas trabalhados para assistirem em família. Enjoy!

Estamos entusiasmados por estar de volta!

Atenciosamente,
Ana Lourenço

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE STUDENT LEADERSHIP E PROJETO DE VIDA YEAR 11

Miss Ana Lourenço
ana.lourenco@fernaogaivota.com.br

O programa de Student Leadership da Maple Bear busca construir e estabelecer um mindset de liderança dentro de cada estudante, permitindo que estudantes desenvolvam uma maior compreensão de quem são e do potencial que possuem para serem líderes eficazes e carismáticas/os em sua vida pessoal, escolar e comunitária. O programa é composto por dois componentes: o primeiro é instrucional, por meio do qual estudantes são expostas/os aos ideais de um mindset de crescimento na medida em que aprendem uma variedade de habilidades que proporcionam a base para que tenham sucesso em suas atividades atuais e futuras. Já o segundo aspecto do programa é um componente de prática de aprendizagem através de trabalho voluntário, onde estudantes identificarão necessidades da escola e/ou comunidade e irão aplicar as habilidades aprendidas na parte instrucional para planejar e entregar projetos e eventos que visam trazer mudanças positivas.

Semelhantemente, Projeto de Vida, programa oferecido pela Geekie e inspirado na disciplina de Stanford e no livro Designing your life: how to build a well-lived joyful life (Burnett & Evans), oferece a estudantes do Ensino Médio uma oportunidade para que desenvolvam autonomia para desenhar o percurso da própria vida e identificar seus principais desafios, aptidões, sonhos e ambições a fim de definir estratégias que as/os ajudem a se tornar a pessoa que desejam ser.

Neste ano, os programas Student Leadership e Projeto de Vida serão integrados em uma única disciplina que faz parte dos Itinerários Formativos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino
Médio.

O que os estudantes irão desenvolver
em Student Leadership e Projeto de Vida
ao longo do Year 11

Durante o primeiro trimestre, estudantes irão revisar as práticas de liderança exemplar apresentadas no Year 10 e reforçaremos a importância das conexões humanas na vida de uma/um líder, e como a compaixão e a empatia são qualidades necessárias para uma liderança eficaz e autêntica. Além disso, para serem boas e bons líderes, o autoconhecimento é a chave. Estudantes serão instigadas/os a fazer uma autorreflexão sobre quem são, o que gostam, o que fazem bem e como podem contribuir para a sociedade. Também terão a oportunidade de levantar referências inspiradoras em outras pessoas e reconhecer os comportamentos de liderança e as atitudes de sucesso das mesmas. Irão ainda aprender sobre os dois tipos de mindset (fixo e de crescimento) e sobre como aprender com o fracasso. Por fim, aprenderão a importância do autocuidado através de uma série de hábitos e atividades que podem ser incorporadas em sua vida cotidiana para apoiar e promover sua saúde e bem-estar físico, emocional, espiritual e social.

Já no segundo trimestre, estudantes irão compreender toda a evolução do mercado de trabalho, como eram as profissões e suas escolhas e como é esse processo hoje. Também irão pesquisar e descrever o futuro das profissões, o que já existe de novo e quais profissões ainda podem existir. Ainda serão estimuladas/os a exercer a criatividade e a desenvolver habilidades como argumentação, autoconhecimento e comunicação, a fim de construírem suas próprias narrativas.

Ainda no segundo trimestre estudantes serão convidadas/os a compreender, de forma prática, o método do design thinking na construção de soluções objetivas e subjetivas, aprendendo a lidar com frustrações e com os próprios erros para replanejar a rota quando preciso, bem como realizar a análise da relação de foco e esforço no resultado. Ainda, conhecerão mais duas práticas de liderança exemplar: "Challenge the Process" e "Enable Others to Act".

Por fim, no terceiro trimestre, desenvolverão a habilidade de falar em público e, utilizando o design thinking, irão praticar a análise crítica, empatia e colaboração ao analisar projetos das/os colegas, desenvolvendo a última prática de liderança exemplar: "Encourage the Heart". O último trimestre é também o momento de fazer uma reflexão crítica dos aprendizados alcançados neste ano para que possam ser aproveitados nos projetos e planos futuros.

Como muitas das aulas de Student Leadership envolvem práticas ativas, estamos felizes de voltar em parte com as aulas presenciais, sempre respeitando os protocolos de segurança. Gostaríamos de reforçar a importância dos estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas on-line, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo.

Durante os trimestres vocês receberão dicas de filmes e documentários sobre os temas trabalhados para assistirem em família. Enjoy! Estamos entusiasmados por estar de  volta!

Atenciosamente,
Ana Lourenço

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE STUDENT LEADERSHIP E PROJETO DE VIDA YEAR 10

Miss Ana Lourenço
ana.lourenco@fernaogaivota.com.br

O programa de Student Leadership da Maple Bear busca construir e estabelecer um mindset de liderança dentro de cada estudante, permitindo que estudantes desenvolvam uma maior compreensão de quem são e do potencial que possuem para serem líderes eficazes e carismáticas/os em sua vida pessoal, escolar e comunitária. O programa é composto por dois componentes: o primeiro é instrucional, por meio do qual estudantes são expostas/os aos ideais de um mindset de crescimento na medida em que aprendem uma variedade de habilidades que proporcionam a base para que tenham sucesso em suas atividades atuais e futuras. Já o segundo aspecto do programa é um componente de prática de aprendizagem através de trabalho voluntário, onde estudantes identificarão necessidades da escola e/ou comunidade e irão aplicar as habilidades aprendidas na parte instrucional para planejar e entregar projetos e eventos que visam trazer mudanças positivas.

Semelhantemente, Projeto de Vida, programa oferecido pela Geekie e inspirado na disciplina de Stanford e no livro Designing your life: how to build a well-lived joyful life (Burnett & Evans), oferece a estudantes do Ensino Médio uma oportunidade para que desenvolvam autonomia para desenhar o percurso da própria vida e identificar seus principais desafios, aptidões, sonhos e ambições a fim de definir estratégias que as/os ajudem a se tornar a pessoa que desejam ser.

Neste ano, os programas Student Leadership e Projeto de Vida serão integrados em uma única disciplina que faz parte dos Itinerários Formativos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio.

O que os estudantes irão desenvolver
em Student Leadership e Projeto de Vida ao

longo do Year 10

Durante o primeiro trimestre, estudantes serão apresentadas/os ao Student Leadership Challenge e às cinco práticas de liderança exemplar, e começarão a conhecer características e comportamentos de um verdadeiro mindset de liderança. Além disso, para serem boas e bons líderes, o autoconhecimento é a chave. As/os estudantes serão instigadas/os a fazer uma autorreflexão sobre quem são, o que gostam, o que fazem bem e como podem contribuir para a sociedade. Também terão a oportunidade de levantar referências inspiradoras em outras pessoas e identificar os motivos pelos quais as mesmas influenciam seus sonhos e aspirações pessoais, e, a partir disso, idealizar aquilo que querem desenvolver em si. Vão reconhecer, ainda, os comportamentos de liderança e as atitudes de sucesso nessas pessoas.

Já no segundo trimestre, estudantes irão compreender toda a evolução do mercado de trabalho, como eram as profissões e suas escolhas e como é esse processo hoje. Também irão pesquisar e descrever o futuro das profissões, o que já existe de novo e quais profissões ainda podem existir. Ainda serão estimuladas/os a exercer a criatividade e a
desenvolver habilidades como argumentação, autoconhecimento e comunicação, a fim de construírem suas próprias narrativas. 

Ainda no segundo trimestre, estudantes compreenderão a importância do estabelecimento de metas atingíveis e como
criar um plano significativo para trabalhar em prol de um objetivo. Para isso, serão convidadas/os a compreender, de forma prática, o método do design thinking na construção de soluções objetivas e subjetivas, aprendendo a lidar com frustrações e com os próprios erros para replanejar a rota quando preciso, bem como realizar a análise da relação
de foco e esforço no resultado.

Por fim, no terceiro trimestre, aprenderão diferentes formas de comunicar-se e entenderão a importância de uma comunicação efetiva. Utilizando o design thinking, irão praticar habilidades de análise crítica, empatia e colaboração, ao analisar projetos das/os colegas. O último trimestre é também o momento de fazer uma reflexão crítica dos
aprendizados alcançados neste ano para que possam ser aproveitados nos projetos e planos futuros.

Como muitas das aulas de Student Leadership envolvem práticas ativas, estamos felizes de voltar em parte com as aulas presenciais, sempre respeitando os protocolos de segurança. Gostaríamos de reforçar a importância das/os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas on-line, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo.

Durante os trimestres vocês receberão dicas de filmes e documentários sobre os temas trabalhados para assistirem em família. Enjoy!

Estamos entusiasmados por estar de volta!

Atenciosamente,
Ana Lourenço

INTRODUÇÃO AO CURRÍCULO DE SCIENCE YEAR 9

O currículo de Science da Maple Bear concentra-se no desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos relacionados às Ciências da Natureza em cada estudante. Habilidades e atitudes são propositalmente colocadas antes do conhecimento porque nosso objetivo não é apenas ensinar conceitos e fatos científicos, mas sim ajudar os estudantes a desenvolver habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e tomada de decisão usando o raciocínio científico. Queremos mostrar aos nossos estudantes que a ciência nos cerca em todos os aspectos de nossas vidas e ajudá-los a aplicar o que aprenderam em seu dia a dia e a se tornarem aprendizes ao longo da vida para entender melhor o mundo em que vivemos. É por isso que não ensinamos ciências para nossos estudantes, e sim FAZEMOS CIÊNCIA COM ELES porque somos todos cientistas!
 Em nossas aulas de Science, os estudantes aprenderão a pensar e agir como cientistas, sendo incentivados a ter curiosidade sobre o mundo ao seu redor, fazer perguntas científicas, levantar hipóteses, pesquisar e realizar experimentos práticos onde possam fazer observações e tirar conclusões. Eles aprenderão que os experimentos nem sempre funcionam, que nossas hipóteses nem sempre são corretas e que errar faz parte de ser um cientista. Por isso, nossas aulas envolvem muitas atividades práticas que engajam ainda mais os estudantes!

 Nossas aulas serão centradas no estudante e o professor trabalhará como um mentor para orientar os estudantes em sua jornada individual de aprendizado de Science! Respeitamos e incentivamos os diferentes estilos de aprendizagem de nossos estudantes, diferenciando nossas aulas para atender às necessidades individuais.

O que os estudantes aprenderão no Year 9
REPRODUCTION AND HUMAN DEVELOPMENT
ATOMS AND ELEMENTS
ELECTRICITY
EXPLORING OUR UNIVERSE

 Todos os anos, em Science, os estudantes aprendem conteúdos de Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências da Terra e do Espaço, que os permitem praticar as habilidades de investigação, resolução de problemas e tomada de decisão, repetidamente, em diversos contextos.

No Year 9, "Reprodução humana e desenvolvimento" explora as Ciências da Vida. Nesta unidade, os estudantes serão capazes de diferenciar as mudanças corporais e hormonais ocorridas durante a puberdade, em meninos e meninas e irão refletir sobre as consequências de serem sexualmente ativos, e sobre a importância de valorizar a própria saúde na tomada de decisões. Além disso, serão capazes de distinguir os tipos de reprodução celular e relacionar isso ao câncer. Também reconhecerão a diversidade genética, examinarão padrões de hereditariedade e pensarão criticamente sobre a modificação de seres vivos por engenharia genética, participando de um debate sobre as repercussões éticas envolvidas nesse processo e como isso impactará a sociedade.
Em "Átomos e elementos", investigaremos o porquê de sermos, literalmente, poeira estelar.
Conheceremos alguns elementos da tabela periódica, utilizaremos modelos atômicos para reforçar a ideia de que a ciência está em constante transformação, pois é construída
através das descobertas científicas. Os estudantes distinguirão as propriedades físicas e químicas da matéria, examinarão interações entre átomos e ligações para a formação de moléculas. Ao final da unidade, os estudantes produzirão um mapa mental para conectar todos os conhecimentos adquiridos.

 No terceiro trimestre investigaremos a "Eletricidade", e estudantes serão capazes de construir circuitos paralelos e em série pelo uso de um simulador, analisar quais materiais são bons condutores ou bons isolantes e aplicar as habilidades de resolução de problemas para situações hipotéticas envolvendo eletricidade. Identificaremos também a eletricidade estática e suas principais propriedades. Além disso, os estudantes irão investigar maneiras de produzir energia elétrica e relacionar os impactos ambientais resultantes de cada modo de produção.
 Ainda no terceiro trimestre, nossa última unidade será "Explorando o Universo", na qual analisaremos teorias científicas sobre a formação e evolução do Universo, estudaremos os planetas do nosso sistema solar, além de realizarmos um debate sobre pesquisa e exploração espacial.

 É muito importante que os estudantes tenham em mãos seus livros de Science (Pearson Science 9 Student Edition, ISBN-13:978-0-13-312610-5) para todas as aulas.

As datas das reuniões de pais e professores  e quaisquer eventos especiais também serão notificados com antecedência.
 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas online, de preferência com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo.

INTRODUÇÃO AO CURRÍCULO DE SCIENCE YEAR 8

 O currículo de Science da Maple Bear concentra-se no desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos relacionados às Ciências da Natureza em cada estudante. Habilidades e atitudes são propositalmente colocadas antes do conhecimento porque nosso objetivo não é apenas ensinar conceitos e fatos científicos, mas sim ajudar os estudantes a desenvolver habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e tomada de decisão usando o raciocínio científico. Queremos mostrar aos nossos estudantes que a ciência nos cerca em todos os aspectos de nossas vidas e ajudá-los a aplicar o que aprenderam em seu dia a dia e a se tornarem aprendizes ao longo da vida para entender melhor o mundo em que vivemos. É por isso que não ensinamos ciências para nossos estudantes, e sim FAZEMOS CIÊNCIA COM ELES porque somos todos cientistas!

 Em nossas aulas de Science, os estudantes aprenderão a pensar e agir como cientistas, sendo incentivados a ter curiosidade sobre o mundo ao seu redor, fazer perguntas científicas, levantar hipóteses, pesquisar e realizar experimentos práticos onde possam fazer observações e tirar conclusões. Eles aprenderão que os experimentos nem sempre funcionam, que nossas hipóteses nem sempre são corretas e que errar faz parte de ser um cientista. Por isso, nossas aulas envolvem muitas atividades práticas que engajam ainda mais os estudantes!

 Nossas aulas serão centradas no estudante e o professor trabalhará como um mentor para orientar os estudantes em sua jornada individual de aprendizado de Science! Respeitamos e incentivamos os diferentes estilos de aprendizagem de nossos estudantes, diferenciando nossas aulas para atender às necessidades individuais.

 O que os estudantes aprenderão no Year 8
CELLS, TISSUES, ORGANS, AND SYSTEMS
OPTICS AND VISION
FORCES, FLUIDS, AND DENSITY

Todos os anos, em Science, os estudantes aprendem elementos de Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências da Terra e do Espaço que os permitem praticar as habilidades de investigação, resolução de problemas e tomada de decisão repetidamente em diversos contextos.
 No Year 8, “Células, tecidos, órgãos e sistemas” fornece o foco para Ciências da Vida. Nesta unidade, os estudantes serão capazes de analisar e comparar as características das células animais e vegetais, relacionar células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres humanos e analisar como a interdependência dos sistemas contribui para o funcionamento saudável do corpo humano.
 "Óptica e Visão", bem como "Forças, Fluidos e Densidade" fornecem o foco para as Ciências Físicas. Em "Óptica e Visão", os estudantes aprenderão a identificar e descrever, por meio da experimentação, fontes e propriedades da luz visível, explorar propriedades e aplicações de tecnologias relacionadas à óptica, incluindo espelhos e lentes, comparar a visão humana com dispositivos ópticos e visão em outros organismos vivos e avaliar o impacto das tecnologias baseadas na radiação eletromagnética.

 Em "Forças, Fluidos e Densidade", os estudantes serão incentivados a investigar e representar a densidade de sólidos, líquidos e gases com base na teoria atômica da matéria, examinar os efeitos das forças nos fluidos, projetar um protótipo funcional de um objeto movido a hidráulica ou pneumática e identificar e interpretar os princípios científicos subjacentes ao funcionamento dos sistemas de fluidos naturais e construídos.

 É muito importante que os estudantes tenham em mãos seus livros de Science (Pearson Science 8 Student Edition - ISBN: 978-0133126099) para todas as aulas.

 Estamos preparados para fornecer a maior parte do material necessário para os experimentos, porém, devido à nossa situação atual de ensino a distância, podemos precisar pedir aos pais que adquiram algum material. Nesse caso, vocês serão avisados com antecedência.

 As datas das reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais também serão notificados com antecedência.
 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas online, de preferência com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo.
 Estamos entusiasmados por estar de volta!

Por favor sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de dúvidas!

 

Atenciosamente
Victor Giovannetti
victor.giovannetti@fernaogaivota.com.br

Agregador de blogs

Cardápios de junho de 2021
Cardápios de maio de 2021
Através da Peper (Proteção Escolar Permanente), um produto da MetLife, nossos alunos contam com cobertura 24h, em caso de acidentes pessoais, ocorridos na escola ou fora dela, inclusive finais de
Confira o conteúdo do currículo de artes integradas para os estudantes de 2021 da turma do Year 8
Conheça o perfil dos nossos educadores!
RSS (Abre uma nova janela)