BLOG

INTRODUÇÃO AO CURRÍCULO DE SCIENCE YEAR 7

 O currículo de Science da Maple Bear concentra-se no desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos relacionados às Ciências da Natureza em cada estudante. Habilidades e atitudes são propositalmente colocadas antes do conhecimento porque nosso objetivo não é apenas ensinar conceitos e fatos científicos, mas sim ajudar os estudantes a desenvolver habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e tomada de decisão usando o raciocínio científico. Queremos mostrar aos nossos estudantes que a ciência nos cerca em todos os aspectos de nossas vidas e ajudá-los a aplicar o que aprenderam em seu dia a dia e a se tornarem aprendizes ao longo da vida para entender melhor o mundo em que vivemos. É por isso que não ensinamos ciências para nossos estudantes, e sim FAZEMOS CIÊNCIA COM ELES porque somos todos cientistas!

 Em nossas aulas de Science, os estudantes aprenderão a pensar e agir como cientistas, sendo incentivados a ter curiosidade sobre o mundo ao seu redor, fazer perguntas científicas, levantar hipóteses, pesquisar e realizar experimentos práticos onde possam fazer observações e tirar conclusões. Eles aprenderão que os experimentos nem sempre funcionam, que nossas hipóteses nem sempre são corretas e que errar faz parte de ser um cientista. Por isso, nossas aulas envolvem muitas atividades práticas que engajam ainda mais os estudantes!

 Nossas aulas serão centradas no estudante e o professor trabalhará como um mentor para orientar os estudantes em sua jornada individual de aprendizado de Science! Respeitamos e incentivamos os diferentes estilos de aprendizagem de nossos estudantes, diferenciando nossas aulas para atender às necessidades individuais.

O que os estudantes aprenderão no Year 7
INTERACTIONS AND ECOSYSTEMS
 MIXTURES AND SOLUTIONS
 HEAT AND TEMPERATURE

 Todos os anos, em Science, os estudantes aprendem elementos de Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências da Terra e do Espaço que os permitem praticar as habilidades de investigação, resolução de problemas e tomada de decisão, repetidamente, em diversos contextos.

 No Year 7, estudaremos as relações ecológicas e veremos como tudo num ecossistema é interdependente.
Refletiremos sobre o impacto das ações humanas no ambiente, definiremos o que é sustentabilidade e calcularemos nossa "pegada ecológica", investigando maneiras de reduzí-la, através do uso da tecnologia e mudança de hábitos. Além disso, estudantes empregarão os conhecimentos adquiridos para propor soluções para problemas ambientais reais.

 No segundo trimestre, haverá uma introdução à química, através da unidade "Misturas e Soluções", os estudantes
descobrirão que toda a matéria é formada por átomos e que podemos classificá-la em substância pura e misturas. Aprenderemos a classificar os tipos de mistura de acordo com suas características e investigaremos como podemos separar os componentes de uma mistura. Essa unidade é bastante prática e envolve diversos experimentos, muito fáceis de fazer com as substâncias que encontramos em nosso maior laboratório caseiro, a cozinha. Haverá um foco de instrução sobre o método científico e como coletar, registrar, organizar e analisar dados para chegar a conclusões
baseadas em evidências.

 No último trimestre o foco será em "Calor e Temperatura", essa unidade também será muito prática e através da observação de experimentos, estudantes relacionarão como a energia, na forma de calor, é apresentada em sua vida cotidiana, serão capazes de diferenciar materiais isolantes de condutores e empregar esses conhecimentos para criar
protótipos que solucionem os desafios propostos.

 É muito importante que os estudantestenham em mãos seus livros de Science (Pearson Science 7 Student Edition, ISBN- 13:978-0-13-315489-4) para todas as aulas.

Devido à nossa situação atual de ensino a distância, podemos precisar pedir aos pais que adquiram algum material. Nesse caso, vocês serão avisados com antecedência.

 As datas das reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais também serão notificados com antecedência.

 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas online, de preferência com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo.

 Estamos entusiasmados por estar de volta!

Por favor sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de dúvidas!

Atenciosamente
Evelyn Zanini
evelyn.christino@fernaogaivota.com.br

INTRODUÇÃO AO CURRÍCULO DE SCIENCE YEAR 6

 O currículo de Science da Maple Bear concentra-se no desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos relacionados às Ciências da Natureza em cada estudante. Habilidades e atitudes são propositalmente colocadas antes do conhecimento porque nosso objetivo não é apenas ensinar conceitos e fatos científicos, mas sim ajudar os estudantes a desenvolver habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e tomada de decisão usando o raciocínio científico. Queremos mostrar aos nossos estudantes que a ciência nos cerca em todos os aspectos de nossas vidas e ajudá-los a aplicar o que aprenderam em seu dia a dia e a se tornarem aprendizes ao longo da vida para entender melhor o mundo em que vivemos. É por isso que não ensinamos ciências para nossos estudantes, e sim FAZEMOS CIÊNCIA COM ELES porque somos todos cientistas!

 Em nossas aulas de Science, os estudantes aprenderão a pensar e agir como cientistas, sendo incentivados a ter curiosidade sobre o mundo ao seu redor, fazer perguntas científicas, levantar hipóteses, pesquisar e realizar experimentos práticos onde possam fazer observações e tirar conclusões. Eles aprenderão que os experimentos nem sempre funcionam, que nossas hipóteses nem sempre são corretas e que errar faz parte de ser um cientista. Por isso, nossas aulas envolvem muitas atividades práticas que engajam ainda mais os estudantes!

 Nossas aulas serão centradas no estudante e o professor trabalhará como um mentor para orientar os estudantes em sua jornada individual de aprendizado de Science! Respeitamos e incentivamos os diferentes estilos de aprendizagem de nossos estudantes, diferenciando nossas aulas para atender às necessidades individuais.

O que os estudantes aprenderão no Year 6
DIVERSITY OF LIVING THINGS
UNDERSTANTING ELECTRICITY
PRINCIPLES OF FLIGHT

 Todos os anos, em Science, os estudantes aprendem elementos de Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências da Terra e do Espaço que os permitem praticar as habilidades de investigação, resolução de problemas e tomada de decisão repetidamente em diversos contextos.

 No Year 6, “Diversidade dos seres vivos” fornece o foco para Ciências da Vida. Nesta unidade, os estudantes serão capazes de reconhecer, descrever e apreciar a biodiversidade que os cerca, entender como classificações são feitas com a finalidade de compreender a biodiversidade, examinar e descrever características e comportamentos que conferem maiores chances de sobrevivência a diferentes grupos de seres vivos, além de identificar os impactos, tanto benéficos quanto negativos que micro-organismos têm em nossa sociedade.

 "Compreendendo a eletricidade", bem como "Princípios do voo" fornecem o foco para as Ciências Físicas. Em "Compreendendo a eletricidade", os estudantes aprenderão a identificar os impactos socioeconômicos e ambientais das principais fontes de energia elétricas utilizadas no Brasil, identificar tecnologias que se utilizam da eletricidade estática, além de compreender características básicas de circuitos elétricos.

 Em "Princípios do voo", os estudantes serão incentivados a investigar as conexões entre tecnologias de voo e suas inspirações em sistemas naturais, a compreender forças envolvidas no voo como arrasto, propulsão, gravidade e sustentação, além de construir um protótipo de um aparato voador.

 É muito importante que os estudantes tenham em mãos seus livros de Science (Pearson Science 6 Student Edition - ISBN: 978-0133126082) para todas as aulas.

 Estamos preparados para fornecer a maior parte do material necessário para os experimentos, porém, devido à nossa
situação atual de ensino a distância, podemos precisar pedir aos pais que adquiram algum material. Nesse caso, vocês serão avisados com antecedência.

 As datas das reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais também serão notificados com antecedência.

 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas online, de preferência com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo.

 Estamos entusiasmados por estar de volta!

Por favor sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de dúvidas!

Atenciosamente
Victor Giovannetti

victor.giovannetti@fernaogaivota.com.br

 

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 12

Miss Ana Lourenço
ana.lourenco@fernaogaivota.com.br

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam desenvolver em cada estudante as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulas diferenciadas que respeitam a individualidade e encorajam os diferentes estilos de aprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos, textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos e conhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, e são então desafiados a demonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram através de atividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantes desenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentes gêneros e tipos textuais e praticar diversas categorias de escrita incluindo poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa. 
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivam os estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, conectá-los a outros textos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos, questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novas oportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso enfatiza o pensamento crítico, a resolução de problemas e as habilidades analíticas que são necessárias para o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 12
TO KILL A MOCKINGBIRD - SOCIAL JUSTICE THROUGH LITERATURE
HUMOR FOR SERIOUS TOPICS - THIS IS MY BEST

 Durante o primeiro trimestre de ELA, os estudantes irão ler a obra "O Sol é Para Todos" (To Kill a Mokingbird - Harper Lee). Este livro, publicado na década de 60, traz temas atuais como preconceito, feminismo e maturidade. A leitura dessa obra será feita em uma edição em quadrinhos que mantém todos os elementos literários da obra original e que possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura, já que os estudantes devem ler não somente o texto mas também os elementos visuais. Os estudantes serão desafiados a demonstrar a compreensão crítica da leitura através de discussões orais durante as aulas, de atividades de conexão com filmes e situações reais atuais e também de atividades escritas como notícias de jornais e textos argumentativos.

 Já no segundo trimestre, que tem como tema "Justiça Social Através da Literatura" os estudantes participarão de um "clube de leitura" sobre o tema "holocausto", lendo a obra "Night", onde deverão engajar-se em leitura em voz alta e discussões com o grupo. Para o desenvolvimento da escrita, os estudantes deverão escrever um texto reflexivo sobre o tema.

 No último trimestre do ano teremos duas unidades: "Humor Para Assuntos Sérios" e "Isso é o Meu Melhor".

 Na unidade "Humor Para Assuntos Sérios" os estudantes serão expostos a diferentes tipos de sátira como filmes, textos, stand up comedies e caricaturas. Eles deverão identificar os elementos de uma sátira, refletir sobre como as sátiras podem ser usadas como armas a favor da justiça social, e demonstrar a compreensão em uma caricatura ou stand up de si mesmos.

 Por fim, na unidade "Isso é o Meu Melhor", os estudantes irão refletir sobre os temas trabalhados ao longo do ano e desenvolver uma atividade escrita que será uma memória sobre algo que realmente os impactou durante as unidades. Além disso, os estudantes vão escolher seus melhores trabalhos para montar um portfolio final de ELA.

 Todas as obras literárias utilizadas ao longo do ano serão fornecidas pela escola como empréstimo, portanto os pais não precisam se preocupar com a compra de livros paradidáticos este ano. Durante os trimestres vocês receberão dicas de filmes e documentários sobre os temas trabalhados para assistirem em família.

 As datas de reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais serão notificadas com antecedência.

Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas, e de preferência, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online.

Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Ana Lourenço

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 11

Miss Ana Lourenço
ana.lourenco@fernaogaivota.com.br

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam desenvolver em cada estudante as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulas diferenciadas que respeitam a individualidade e encorajam os diferentes estilos de aprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos, textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos e conhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, e são então desafiados a demonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram através de atividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantes desenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentes gêneros e tipos textuais e praticar diversas categorias de escrita incluindo poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa.
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivam os estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, conectá-los a outros textos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos, questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novas oportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso enfatiza o pensamento crítico, a resolução de problemas e as habilidades analíticas que são necessárias para o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 11
TO KILL A MOCKINGBIRD - SOCIAL JUSTICE THROUGH LITERATURE
HUMOR FOR SERIOUS TOPICS - THIS IS MY BEST

 Durante o primeiro trimestre de ELA, os estudantes irão ler a obra "O Sol é Para Todos" (To Kill a Mokingbird - Harper Lee). Este livro, publicadona década de 60, traz temas atuais como preconceito, feminismo e maturidade. A leitura dessa obra será feita em uma edição em quadrinhos que mantém todos os elementos literários da obra original e que possibilita o desenvolvimento de diferentes estratégias de leitura, já que os estudantes devem ler não somente o texto mas também os elementos visuais. Os estudantes serão desafiados a demonstrar a compreensão crítica da leitura através de discussões orais durante as aulas, de atividades de conexão com filmes e situações reais atuais e também de atividades escritas como notícias de jornal e textos argumentativos.

 Já no segundo trimestre, que tem como tema "Justiça Social Através da Literatura" os estudantes participarão de um "clube de leitura" com diferentes obras sobre o tema "holocausto" onde deverão engajar-se em leitura em voz alta e discussões com o grupo. Para o desenvolvimento da escrita, os estudantes deverão escrever um texto reflexivo sobre o tema, além de produzir um trailer para compartilhar o enredo do livro que leram com os outros colegas.

 No último trimestre do ano teremos duas unidades: "Humor Para Assuntos Sérios" e "Isso é o Meu Melhor".

 Na unidade "Humor Para Assuntos Sérios" os estudantes serão expostos a diferentes tipos de sátira como filmes, textos, stand up comedies e caricaturas. Eles deverão identificar os elementos de uma sátira, refletir sobre como as sátiras podem ser usadas como ferramentas a favor da justiça social, e demonstrar a compreensão em uma caricatura ou stand up de si mesmos.

 Por fim, na unidade "Isso é o Meu Melhor", os estudantes irão refletir sobre os temas trabalhados ao longo do ano e desenvolver uma atividade escrita que será uma memória sobre algo que realmente os impactou durante as unidades. Além disso, os estudantes vão escolher seus melhores trabalhos para montar um portfolio final de ELA.

 Todas as obras literárias utilizadas ao longo do ano serão fornecidas pela escola como empréstimo, portanto os pais não precisam se preocupar com a compra de livros paradidáticos este ano. Durante os trimestres vocês receberão
dicas de filmes e documentários sobre os temas trabalhados para assistirem em família.

 As datas de reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais serão notificadas com antecedência.

 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas, e de preferência, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online.

 Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Ana Lourenço

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE ELA YEAR 10

Miss Ana Lourenço
ana.lourenco@fernaogaivota.com.br

 Os programas de English Language Arts da Maple Bear visam desenvolver em cada estudante as habilidades de  leitura, escrita e comunicação oral na língua inglesa, em aulas diferenciadas que respeitam a individualidade e encorajam os diferentes estilos de aprendizagem. Para isso, os estudantes são expostos a livros, peças, quadrinhos, textos, poemas e vídeos com temas específicos que fornecem fatos e conhecimentos em áreas como ciências e estudos sociais, e são então desafiados a demonstrar a compreensão sobre o que leram ou visualizaram através de atividades orais, escritas ou de representação. Com isso, os estudantes desenvolvem vocabulário, gramática e ortografia, e são estimulados a ler diferentes gêneros e tipos textuais e praticar diversas categorias de escrita
incluindo poesia, escrita expositiva, criativa e argumentativa.
 As diferentes unidades abordam temas atualizados e engajantes que incentivam os estudantes a encontrar os temas nos textos e, em seguida, conectá-los a outros textos, filmes, teorias, eventos históricos e situações atuais. As aulas de ELA estimulam a imaginação dos alunos, questionando sua compreensão do que é conhecido e provocando novas oportunidades de busca de conhecimento. Tudo isso enfatiza o pensamento crítico, a resolução de problemas e as habilidades analíticas que são necessárias para o sucesso na universidade, na carreira e na vida.

O que os estudantes irão aprender em ELA ao longo do Year 10
APRIL RAINTREE - ROMEO AND JULIET - LITERATURE CIRCLES

 Durante o primeiro trimestre de ELA, os estudantes irão ler a obra "April Raintree", que conta a história de duas irmãs indígenas que são retiradas do convívio familiar e crescem sofrendo preconceito devido a sua etnia. O livro trata assuntos importantes de serem discutidos com adolescentes como estupro e suicídio de uma maneira muito acessível e apropriada para a idade deles. Os estudantes serão desafiados a demonstrar a compreensão crítica da leitura através de discussões orais durante as aulas, de atividades de conexão com situações reais e também de atividades escritas como notícias de jornal e epílogo.

 Já no segundo trimestre os estudantes irão ler o clássico "Romeu e Julieta" de William Shakespeare. O principal objetivo desta unidade é mostrar aos estudantes como a linguagem muda ao longo do tempo, mas que a literatura é capaz de refletir os sentimentos comuns aos seres humanos, independentemente de quando é escrita. Além de demonstrar a compreensão através de discussões em aula e analisar o uso de figuras de linguagem no texto, os estudantes irão comparar o enredo da obra com filmes e situações atuais, e propor uma nova versão de Romeu e Julieta reescrevendo parte da peça como um roteiro moderno e apresentando oralmente a ideia em um formato de pitch.

 No último trimestre os estudantes participarão de um "clube de leitura" com diferentes obras abordando o tema "identidade". Os estudantes deverão engajar-se em leitura em voz alta e discussões com o grupo. Para o desenvolvimento da escrita, os estudantes deverão escrever um texto reflexivo sobre o tema. Ao final do "clube de leitura", os estudantes irão apresentar um book talk para compartilhar o enredo do livro que leram, e criar um one pager para uma análise mais crítica da obra.

 O único livro que deve ser adquirida por vocês é April Raintree (versão Kindle ASIN : B06XWMCMC4). Uma versão online será utilizada para trabalharmos Romeu e Julieta, e os livros do clube de leitura serão fornecidos pela escola como empréstimo. Durante os trimestres vocês receberão dicas de filmes e documentários sobre os temas trabalhados para assistirem em família.

 As datas de reuniões de pais e professores e quaisquer eventos especiais serão notificadas com antecedência.

 Gostaríamos de reforçar a importância de os estudantes serem pontuais e estarem preparados para participar de nossas aulas, e de preferência, com as câmeras ligadas e em um local silencioso e tranquilo durante as aulas online.

 Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de quaisquer dúvidas e preocupações!

Atenciosamente,
Ana Lourenço

Agregador de blogs

Cardápios de junho de 2021
Cardápios de maio de 2021
Através da Peper (Proteção Escolar Permanente), um produto da MetLife, nossos alunos contam com cobertura 24h, em caso de acidentes pessoais, ocorridos na escola ou fora dela, inclusive finais de
Confira o conteúdo do currículo de artes integradas para os estudantes de 2021 da turma do Year 8
Conheça o perfil dos nossos educadores!
RSS (Abre uma nova janela)