BLOG

Itens com a tag olimpiada .

Aluno conquista medalha de ouro na maior olimpíada científica do Brasil

onc, bruno bonin krug, olimpiada ciencias, escola alphaville

O estudante Bruno Bonin Krug, que hoje cursa a 1ª série do Ensino Médio, foi premiado com a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2020. O resultado saiu na segunda quinzena de março, que contou com premiação de outro estudante: Heiki Saga Koike, que levou a medalha de bronze, além das alunas Livia Postiglione e Beatriz Trindade Barbosa, que receberam um certificado de menção honrosa.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)  se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental e acontece anualmente. Ela integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). 

Essa é a segunda participação da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville na olimpíada. Em 2019, a escola conquistou uma medalha de prata e duas menções honrosas.
“Ficamos muito felizes com o resultado da participação de 2020. Estamos orgulhosos dos nossos estudantes e já estamos nos preparando para a ONC 2021”, comenta a professora Ana Carolina Lourenço, que orienta os estudantes na participação da olimpíada. 

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

onc, onc 2020

 

Nesta semana saiu o resultado da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2020 e tivemos destaques nesta que é considerada a maior Olimpíada Científica do Brasil. 

Medalha de Ouro: Bruno Bonin Krug

Medalha de Bronze: Heiki Saga Koike

Honra ao Mérito: Livia Postiglione e Beatriz Trindade Barbosa

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). É destinada a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental. Esta é a nossa segunda participação na competição. Em 2019, ganhamos uma medalha de prata e duas menções honrosas.

Parabéns Estudantes!

Saiu na Mídia - finalistas OQSP

oqsp, finalistas olimpiada, olimpiada quimica, escola fernão gaivota, escola alphaville

Compartilhar notícia boa é sempre uma alegria para nós da escola. A última edição do Jornal Folha de Alphaville trouxe nossos alunos do Ensino Médio, Kamile e Gabriel, na capa impressa e também no site! O motivo foi a classificação na fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. De todos os alunos participantes de Santana de Parnaíba e Barueri, somente eles chegaram na fase final, que contempla somente 100 alunos de todo o Estado de SP! Que orgulho para nós!

 

Alunos na final de Olimpíada de Química do Estado de SP (OQSP)

Santana de Parnaíba irá contar com a representação de dois estudantes na final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), que acontece em junho. Os alunos do Ensino Médio, Gabriel Ferracioli e Camille Urciolli são os únicos estudantes da região a chegarem na fase final da competição organizada pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

A proposta da competição é fazer com que alunos ao final do Ensino Fundamental II e Ensino Médio busquem formas de resolver problemas cotidianos, aplicando os conceitos da disciplina de Química. Os alunos são selecionados através de produção textual, com temática previamente definida. Este ano, o tema foi a “Tabela Periódica dos Elementos Químicos: Comparação experimental de propriedades periódicas”. Os docentes da USP são responsáveis pela correção das redações dos competidores.

Iniciada no final do ano passado, cerca de 2 mil alunos de todo o Estado de São Paulo enviaram suas redações. Em abril foram divulgados os 100 estudantes selecionados que participam da fase final no dia 08 de junho, na Universidade de São Paulo. A correção e premiação ocorrem no mesmo dia do exame. O destaques da olimpíada recebem medalha e, posteriormente, diploma de mérito nominal. Além disso, os melhores colocados também recebem prêmios em dinheiro. E claro, os vencedores são classificados para a Olimpíada Brasileira de Química.

Vale ressaltar, que no ano passado a Escola Fernão Gaivota também contou com a participação de uma estudante na fase final.

 

Preparação

Para a primeira parte da competição, os alunos contaram com o apoio do professor de Química Danilo Castro e de Língua Portuguesa Antônio Carlos Pinho Silva, que os orientaram sobre o tema e estilos de redação. Para a fase final, que é composta de perguntas de química, os alunos estão tendo o auxílio do professor Danilo.

 

Escola Fernão Gaivota participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

 

escola fernão gaivota, maple bear alphaville, olimpiada nacional historia brasil, olimpiada de história,

Foi dada a largada para os alunos da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville participarem de mais uma competição. Desta vez, nove equipes de estudantes juntamente com os professores de História Edilson Cândido da Silva e Edoarda Batista Massaini representam a escola na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) 2018.

A primeira fase teve início no dia 7 de maio com a participação de 14,3 mil equipes de todos os estados do país. As equipes são formadas por um professor de História e três alunos, do 8º, 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As provas são realizadas online durante seis fases e cada fase dura uma semana. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecida pela comissão organizadora.

As equipes finalistas participam da grande final presencial em Campinas-SP, nos dias 18 e 19 de agosto. No mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas para a final, na qual realizaram uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas. Em 2017, 307 grupos estiveram da final.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. O projeto tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Confira os nomes das equipes e os alunos participantes:

 

Equipe

Alunos

Série

Servos de Edilson

André Ramos dos Santos

Aldo Noschese

Gabriel Rodrigues de Camargo e Ferraciolli

2º EM

2º EM

2º EM

Carina

Maria Luisa Macêdo Moura Neves

Catarina de Freitas Teixeira

Gabriela Rocha da Silva

2º EM

2º EM

2º EM

Ouroboros

Caio Andrade Souza

Pedro Henrique Almeida Cabrera

Pedro Rossi Rizzo

2º EM

2º EM

2º Em

Caprili

Carolina Dalla Martha Satriano

Olívia Cordeiro Calijuri

Priscilla Ashley Cavalcante e Silva

9º Ano

9º Ano

9º Ano

As Azeitonas

Catarina Signori Carballo

Sarah Campos Barcelos Dias

Julia Rigo Deitos

8º Ano

8º Ano

8º Ano

Os Inesquecíveis

Bernardo Calian Montalvão

Laura Peixoto Benatti

Amanda Petrili Teixeira

9º Ano

1º EM

  1º EM

Tempestade Histórica

João Pedro Silva de Oliveira Rocha

Charles Sampaio Carone Amoury

Thiago Carrasco de Souza

8º Ano

8º Ano

8º Ano

Unicórnios Historiadores

Hanã Palombo Santos

Sofia Lopes Ribeiro

Isabele El Alam de Abreu

8º Ano

8º Ano

8º Ano

Knowledge Squad

Luisa de Freitas Teixeira

Caroline Martins Garcia

Daniela Beretta Cunha

9º Ano

9º Ano

9º Ano

 

Agregador de blogs

Cardápios de junho de 2021
Cardápios de maio de 2021
Através da Peper (Proteção Escolar Permanente), um produto da MetLife, nossos alunos contam com cobertura 24h, em caso de acidentes pessoais, ocorridos na escola ou fora dela, inclusive finais de
Confira o conteúdo do currículo de artes integradas para os estudantes de 2021 da turma do Year 8
Conheça o perfil dos nossos educadores!
RSS (Abre uma nova janela)